Reforma no CED atrasa quatro meses

Fim das obras no Bloco A foi adiado para 1º de julho

OLÍVIA GELEILETE

A reforma do Bloco A do Centro de Ciência da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus Trindade, em Florianópolis, está com atraso de quatro meses. Iniciada em 13 de fevereiro de 2023, a obra de R$ 10,887 milhões deveria ser entregue em fevereiro deste ano. 30 funcionários da empresa contratada, Zala Engenharia Ltda, trabalham no local.

Complicações como inundações no bloco e dificuldade para descartar a alta quantidade de amianto existente no prédio adiaram o prazo final, explicou Mateus Neves, um dos responsáveis técnicos pela obra. Ele diz que o novo prazo foi estipulado para 1º de julho deste ano, porém um aditivo de mais quatro meses pode ser necessário.

Atualmente, as disciplinas do Bloco A estão alocadas em outros prédios do CED e em outros centros da universidade, onde permanecerão até março de 2026, conta o vice-diretor do centro, Alexandre Toaldo Bello. Para ele, as reformas estão de acordo com o esperado, devido aos problemas enfrentados durante a reforma, “o aditivo já era previsto”.

Calçadas bloqueadas ao redor do Centro de Ciências da Educação (CED). Foto: Olívia Geleilete

O prédio do CED é uma das construções mais antigas da universidade, construído em 1970. Apresenta falta de acessibilidade para cadeirantes, problemas estruturais e elétricos. Além de resolver essas questões, a reforma e ampliação do bloco prevê um bicicletário, uma praça de alimentação, internet cabeada, placa solar e mais de 60 ares-condicionados.

As calçadas ao redor do bloco estão bloqueadas, pois também serão modificadas. A reforma será feita de acordo com o programa Calçada Certa, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, que define as qualificações necessárias para garantir acessibilidade.

Publicar comentário