MPSC têm pedido negado pela CBF e Figueirense x Paysandu terá torcida visitante
Decisão foi confirmada hoje por meio da Federação Catarinense de Futebol
DUDA SOUZA
A partida entre Figueirense (SC) x Paysandu (PA), válida pela segunda rodada da série C do Campeonato Brasileiro, que acontece na próxima segunda-feira (8), no estádio Orlando Scarpelli em Florianópolis, contará com torcida visitante.
Nesta semana, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), juntamente com a Polícia Militar (PM) do estado, por meio do Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, encaminharam um ofício à CBF, com o pedido para que o jogo ocorresse apenas com a presença da torcida mandante no estádio.
A decisão foi da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que optou por não realizar o jogo com torcida única. A informação foi confirmada, hoje, pelo procurador jurídico da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rodrigo Capella.
Segundo o MPSC, o pedido foi realizado devido ao histórico de violência entre as torcidas organizadas dos dois clubes. Além da possível relação entre a morte de um torcedor corintiano e a briga de torcidas organizadas de Corinthians e Paysandu, em Belém (PA), em abril.
A sugestão pela torcida única foi proposta pela PM, que ressaltou que antes dos jogos é feita orientação e análise da possibilidade de brigas. A polícia afirma que para esse jogo, em particular, há uma “preocupação maior”.
Após ter o pedido negado, o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto enviou uma declaração à CBF. “As informações dão conta da gravidade dos fatos e da excepcionalidade da medida indicada pela Polícia Militar e pelo Ministério Público. Assim, havendo jogo com as duas torcidas, toda a responsabilidade recairá sobre os representantes da CBF que tomaram conhecimento dos fatos, puderam agir e não o fizeram”.
Em nota, a PM informou que irá reforçar a segurança para o dia da partida. “[…] A PMSC montará estrutura mais robusta de segurança, reforçando as barreiras de contenção externas, escolta de torcidas, bem como, ampliação da segurança na divisão de torcidas no interior do estádio.”

Publicar comentário