Pesquisa da PPGMUS UDESC propõe forma coletiva de tocar piano

Experimento mostra aumento na motivação dos participantes para fazer música e testar novas abordagens no piano

KARIME LIMEIRA

A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) promove no dia 31 de outubro, no campus de Florianópolis, o evento Práticas Musicais. Uma das atrações será o projeto de pesquisa de pós-doutorado da professora Mauren Frey, do Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) da UDESC, que propõe que seis pianistas toquem juntos em um único piano.

A pesquisa começou como resposta a uma demanda da graduação, que recebia alunos com diferentes níveis de expertise musical. A docente teve que encontrar maneiras de equilibrar essas diferenças e trabalhar com repertórios não convencionais.

Estudantes da UDESC estudando em grupo no piano. Foto: Karime Limeira

Inicialmente, foram realizados experimentos em sala de aula e, em 2019, a técnica se tornou um projeto de pesquisa. Mauren Frey relata que “a falta de pianos e os diferentes níveis de habilidades dos alunos levaram a adaptações criativas”. A pesquisa continuou durante a pandemia, expandindo-se com os desafios do ensino a distância.

Segundo o músico e produ​​tor musical Mateus Lanzarin Martins, “participando da pesquisa tenho aprendido novas possibilidades didáticas no piano, e os encontros são divertidos e cheios de experimentações”.

Para Mauren, a oportunidade de tocar em conjunto e dividir as responsabilidades entre os alunos também contribuiu para maior clareza na compreensão dos elementos musicais complexos, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente.

Alunos estudando com piano aberto. Foto: Gabriel Bortolozzo