Nova gestão do DCE é eleita na UFSC

Por menos de 100 votos, estudantes decidiram a chapa vencedora. Mandato vai até setembro
de 2024

ARTHUR WESTPHALEN

A Chapa 1 – “A Todo Vapor” venceu as eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A vitória foi confirmada às 14h de sexta-feira (29). A chapa vencedora recebeu 1464 votos, totalizando 44,94% dos votos válidos. A diferença para a segunda colocada, Chapa 2 – “DCE Ativo e Nas Lutas”, foi de 94 votos.

O último dia das eleições foi marcado por controvérsia. Durante a manhã de 29 de setembro, a Chapa 2 foi acusada de boca de urna na seção eleitoral em Blumenau e recebeu uma penalização de perda de 3% dos votos. Em resposta, a chapa publicou um vídeo afirmando que havia tentativa de golpe por parte de membros da comissão eleitoral.

“Apresentamos diversos argumentos desmentindo a boca de urna e na nossa opinião houve um processo muito desonesto politicamente, motivado por um medo de vencermos as eleições”, afirma Matheus Menezes, representante da Chapa 2. “A gente espera que a chapa vencedora faça as autocríticas necessárias e trabalhe pelo movimento estudantil na UFSC”, complementa.

A eleição teve a menor participação estudantil dos últimos dez anos. Foram 3.371 votos, de 25.073 alunos votantes. O Centro Socioeconômico (CSE) teve o maior número de eleitores, com 687 votos. A nova gestão do DCE afirma ter ciência da baixa adesão e busca formar um movimento estudantil mais forte. “Queremos construir um DCE aberto, presente e comunicativo”, declara Lucas Rigoli, da Chapa 1.

Na visão da nova gestão, os obstáculos imediatos são as mudanças na resolução 017/CUn/97 e a crise orçamentária na UFSC. “As nossas metas ainda vão ser traçadas, vamos conversar com os estudantes para saber quais são as prioridades”, adiciona Rigoli. O mandato da nova gestão vai até o dia 29 de setembro de 2024.

Arte da chapa “A Todo Vapor”, vencedora das eleições para o DCE da UFSC. Foto: Reprodução/Instagram