Prefeitura de Florianópolis inaugura a maior pista de skate de SC

Local pode receber campeonatos mundiais de skate street

GIOVANNI RIBEIRO

A pista de skate Trinda Times foi inaugurada no último sábado, 6 de maio, com campeonato aberto ao público em Florianópolis. Construída pela prefeitura do município, obra custou R$ 1,8 milhão e é considerada a maior pista do estado – com 2 mil metros quadrados – pela Federação Catarinense de Skate (FCSKt).

Por conta do tamanho, pista está apta a receber campeonatos mundiais da modalidade skate street (skate de rua, em inglês), que simula elementos do ambiente urbano, com obstáculos para manobras, como hidrantes, corrimãos e escadas. Inserida como esporte Olímpico em 2021, o skate street já tem atletas brasileiros vencedores, como Pedro Barros e Rayssa Leal, medalhistas olímpicos em Tóquio. 

O nome Trinda Times era da antiga pista que havia no bairro, em homenagem a Eduardo de Oliveira Coelho Pinto, vítima de acidente de trânsito aos 14 anos, enquanto andava de skate em 2001. Construída em 2003, local não tinha manutenção por parte do governo da cidade. Após seis anos de tentativa por uma reforma, o ex-vice-prefeito João Batista (PSDB), juntamente com a iniciativa privada, conseguiu o terreno para o início do projeto.

A obra contou com a participação dos skatistas e também das empresas Ruaria Skatepark e Spot Skatepark, que fizeram o projeto arquitetônico. “Tivemos sorte que a empresa que ganhou a licitação deu abertura para nos escutar e fazer o melhor para a comunidade”, explica Gustavo Malagoli, skatista e um dos fundadores da Ruaria Skatepark.

A pista fica na praça Jornalista Gustavo de Lacerda, em frente ao Shopping Villa Romana, no bairro Trindade. A empresa Satélite Construções e Engenharia Eireli foi responsável pela obra.

A nova estrutura permite que atletas amadores e iniciantes tenham a oportunidade de praticar o esporte em uma pista profissional. “Antes a gente andava na rua, em pracinhas e garagens, e hoje ter um skatepark como esse, vai ser a nossa segunda casa”, comemora Cauã Vedoveto de Machado (21), skatista há seis anos.

Publicar comentário