MPSC têm pedido negado pela CBF e Figueirense x Paysandu terá torcida visitante

Decisão foi confirmada hoje por meio da Federação Catarinense de Futebol

DUDA SOUZA

A partida entre Figueirense (SC) x Paysandu (PA), válida pela segunda rodada da série C do Campeonato Brasileiro, que acontece na próxima segunda-feira (8), no estádio Orlando Scarpelli em Florianópolis, contará com torcida visitante. 

Nesta semana, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), juntamente com a Polícia Militar (PM) do estado, por meio do Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, encaminharam um ofício à CBF, com o pedido para que o jogo ocorresse apenas com a presença da torcida mandante no estádio.

A decisão foi da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que optou por não realizar o jogo com torcida única. A informação foi confirmada, hoje, pelo procurador jurídico da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rodrigo Capella.

Segundo o MPSC, o pedido foi realizado devido ao histórico de violência entre as torcidas organizadas dos dois clubes. Além da possível relação entre a morte de um torcedor corintiano e a briga de torcidas organizadas de Corinthians e Paysandu, em Belém (PA), em abril. 

A sugestão pela torcida única foi proposta pela PM, que ressaltou que antes dos jogos é feita orientação e análise da possibilidade de brigas. A polícia afirma que para esse jogo, em particular, há uma “preocupação maior”.

Após ter o pedido negado, o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto enviou uma declaração à CBF. “As informações dão conta da gravidade dos fatos e da excepcionalidade da medida indicada pela Polícia Militar e pelo Ministério Público. Assim, havendo jogo com as duas torcidas, toda a responsabilidade recairá sobre os representantes da CBF que tomaram conhecimento dos fatos, puderam agir e não o fizeram”.  

Em nota, a PM informou que irá reforçar a segurança para o dia da partida. “[…] A PMSC montará estrutura mais robusta de segurança, reforçando as barreiras de contenção externas, escolta de torcidas, bem como, ampliação da segurança na divisão de torcidas no interior do estádio.” 

Figueirense x Paysandu — Foto: Patrick Floriani/FFC

Publicar comentário