27º Florianópolis Audiovisual Mercosul é lançado com recorde de filmes inscritos

Serão exibidas 90 produções entre 21 e 27 de setembro

ÉRICA ZUCCHI

Feira de artesanato, apresentação musical, roda de boi de mamão e exibição de filmes catarinenses ao ar livre. Essa foi a programação de lançamento do 27o  Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2023, que ocorreu sábado (16) na praça Forte São Luiz, Beira-Mar Norte. 

Nesta edição, 1545 filmes foram inscritos, o maior número da história do festival, que superou em 30% o recorde de 2019. Desse número, foram selecionadas 90 produções de 11 países. O FAM tem o objetivo de incentivar produções regionais do Mercosul, dando espaço para a diversidade cultural.


A diretora de programação do FAM, Marilha Naccari, conta que o festival forma gerações, com um olhar múltiplo, de diversidade e de pertença. “Nós nos vemos representados na tela, em que a nossa tradição tem valor e é reconhecida.”


Os filmes serão exibidos entre 21 e 27 de setembro, no Cineshow do Beiramar Shopping em Florianópolis. Além das produções selecionadas, serão apresentados filmes convidados. Oficinas, encontros e atividades do ramo audiovisual vão acontecer no Majestic Palace Hotel. Uma oficina audiovisual para povos originários vai ocorrer no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de 23 a 25 de setembro. 

O festival internacional de cinema é gratuito e tem o apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Franklin Cascaes. Topázio Neto, prefeito da capital, afirmou que, para Florianópolis, sediar o evento é importante porque traz diversos visitantes do Mercosul. “O FAM gera emprego, renda e movimento para a cidade.” 

A cerimônia de encerramento e premiação vai acontecer quarta-feira (27), às 19 h no Cineshow Beiramar Shopping. Para saber mais sobre a programação completa do festival, acesse famdetodos.com.br.

Exibição de filmes catarinenses ao ar livre na praça Forte São Luiz. Foto: Érica Zucchi

Publicar comentário