Feira de Cursos da UFSC atrai mais de 10 mil estudantes do ensino médio
Evento apresentou 110 graduações com atividades práticas, oficinas e conversas com universitários
RAFAEL VIEGAS
A terceira edição da Feira de Cursos reuniu mais de 10 mil estudantes do ensino médio no campus Trindade, em Florianópolis, nos dias 3 e 4 de junho. Realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento foi organizado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) para apresentar mais de 100 cursos de graduação e aproximar os visitantes do ambiente universitário.
Com estandes temáticos, oficinas, visitas guiadas e palestras, a programação permitiu aos estudantes conversar com professores e alunos dos cursos. No contato, os visitantes puderam conhecer a estrutura dos cursos e tirar dúvidas sobre áreas de atuação, grade curricular e mercado de trabalho.
A iniciativa, idealizada em parceria com a Pró-reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd), teve sua importância destacada pela pró-reitora, Dilceane Carraro. “Queremos oferecer aos estudantes um espaço onde possam conhecer os cursos, conversar com professores e alunos e vivenciar, ainda que por um dia, o ambiente universitário. Essa experiência pode ser decisiva no processo de escolha acadêmica e profissional”, afirma.
Entre os visitantes, o clima foi de curiosidade e empolgação. O aluno do terceiro ano em Itajaí (SC) Pedro Maciel confirmou seu interesse em medicina no decorrer da feira. “Meu pai é médico, então sempre pensei em fazer medicina por conta dele. Ao ver os laboratórios, os corpos de simulação e conversar com a galera do curso, fiquei ainda mais convencido. Foi muito legal entender como funciona na prática e perceber que quero isso”, relata.
Já Maria Eduarda, de 16 anos, não considerava o jornalismo uma opção de carreira. A visão mudou após visitar o estande e conhecer os estúdios de rádio e televisão nas rotas guiadas, o que a deixou animada com a área.
Com corredores cheios nos dois dias, a feira recebeu 193 escolas entre públicas e privadas e, além dos 10 mil alunos de ensino médio, 840 pessoas não estudantes. Assim, a terceira edição se consolida no calendário acadêmico da UFSC como uma das principais atividades de extensão para os interessados em ingressar na universidade.
Publicar comentário