Feira de Cursos da UFSC atrai mais de 10 mil estudantes do ensino médio

Evento apresentou 110 graduações com atividades práticas, oficinas e conversas com universitários

RAFAEL VIEGAS

A terceira edição da Feira de Cursos reuniu mais de 10 mil estudantes do ensino médio no campus Trindade, em Florianópolis, nos dias 3 e 4 de junho. Realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento foi organizado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) para apresentar mais de 100 cursos de graduação e aproximar os visitantes do ambiente universitário.

Com estandes temáticos, oficinas, visitas guiadas e palestras, a programação permitiu aos estudantes conversar com professores e alunos dos cursos. No contato, os visitantes puderam conhecer a estrutura dos cursos e tirar dúvidas sobre áreas de atuação, grade curricular e mercado de trabalho.

A iniciativa, idealizada em parceria com a Pró-reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd), teve sua importância destacada pela pró-reitora, Dilceane Carraro. “Queremos oferecer aos estudantes um espaço onde possam conhecer os cursos, conversar com professores e alunos e vivenciar, ainda que por um dia, o ambiente universitário. Essa experiência pode ser decisiva no processo de escolha acadêmica e profissional”, afirma.

Visitantes aguardam em fila o início das visitas guiadas aos laboratórios dos cursos. Foto: Rafael Viegas

Entre os visitantes, o clima foi de curiosidade e empolgação. O aluno do terceiro ano em Itajaí (SC) Pedro Maciel confirmou seu interesse em medicina no decorrer da feira. “Meu pai é médico, então sempre pensei em fazer medicina por conta dele. Ao ver os laboratórios, os corpos de simulação e conversar com a galera do curso, fiquei ainda mais convencido. Foi muito legal entender como funciona na prática e perceber que quero isso”, relata.

Já Maria Eduarda, de 16 anos, não considerava o jornalismo uma opção de carreira. A visão mudou após visitar o estande e conhecer os estúdios de rádio e televisão nas rotas guiadas, o que a deixou animada com a área.

Com corredores cheios nos dois dias, a feira recebeu 193 escolas entre públicas e privadas e, além dos 10 mil alunos de ensino médio, 840 pessoas não estudantes. Assim, a terceira edição se consolida no calendário acadêmico da UFSC como uma das principais atividades de extensão para os interessados em ingressar na universidade.

Visitantes exploram os estandes dos cursos no Centro de Eventos da universidade. Foto: Rafael Viegas

Publicar comentário