Curso de Relações Internacionais da UFSC promove 13ª edição do projeto Siem
Iniciativa aproxima jovens do ensino médio do universo diplomático
IGOR CARDOSO
Mais de mil alunos de escolas públicas e privadas participaram da Simulação de Organizações Internacionais para o Ensino Médio (Siem) de 2025. O evento promove debates sobre temas globais e aconteceu na quinta-feira (15) no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A iniciativa é um projeto de extensão do curso de Relações Internacionais, realizado anualmente desde 2011.
O Siem reúne alunos do ensino médio para debaterem os principais assuntos da atualidade. A organização separa os estudantes em delegações, que devem discutir sobre o tema escolhido em seu respectivo comitê. Combate à fome, Síria após a queda do regime de Bashar al-Assad, regulação do ciberespaço e refugiados na União Europeia foram os temas dos quatro comitês da 13ª edição do evento.
A comunicação é outro setor de destaque. Os alunos podem atuar como membros da mídia internacional, responsáveis por divulgar notícias e realizar entrevistas com os demais participantes.

Beatriz Farias, estudante de Relações Internacionais, ressalta que é um momento de aprendizado único para os jovens. “É um dos maiores projetos do curso e da própria universidade”, afirma Beatriz. “A ideia é aproximar os estudantes dos fatos que ocorrem no cenário mundial, para que tenham o entendimento das questões sociopolíticas, e também da polaridade cultural”, aponta.
“A prática da argumentação e oratória foram cruciais para alcançar um dos objetivos centrais do Siem que é o desenvolvimento do pensamento crítico, além de trabalhar a cooperatividade”, diz Gabriel Araújo, aluno do segundo ano do ensino médio e participante da simulação. Ele ainda menciona como o projeto aproxima aqueles que desejam entrar no meio acadêmico da universidade.

Publicar comentário