Psicólogas da UFSC promovem terapia em grupo para universitários com TDAH
Encontros são gratuitos e acontecem às quintas-feiras no Centro de Filosofia e Ciências Humanas
DAVI MARIANO
O Laboratório de Psicologia Básica e Aplicada (LPCOG) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) está realizando encontros de terapia em grupo para alunos que possuem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a partir do segundo semestre de 2024. A atividade foi desenvolvida para estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e iniciou no começo de setembro.
Foram oferecidas 15 vagas, de forma gratuita, para duas turmas nas quintas-feiras, à tarde e à noite. Os quatro encontros, de duas horas cada, ocorrem no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) no Campus Trindade da UFSC. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Programa de Transtornos de Déficit de Atenção (PRODAH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é coordenado pelas psicólogas Fernanda Machado Lopes e Jéssica Alves.
Segundo Jéssica, a iniciativa surgiu a partir de uma demanda da própria universidade, e a técnica escolhida para os encontros é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). “O TCC é o método mais eficaz para pacientes com TDAH na fase adulta, auxiliando o paciente a entender melhor o próprio funcionamento cognitivo, suas emoções e comportamentos”. A psicóloga afirma que serão abordadas estratégias para se adaptar e lidar com os problemas decorrentes do TDAH.
A técnica TCC visa ajudar os discentes a longo prazo, a partir da melhora das atividades cotidianas. Viver com um transtorno de atenção pode ser complexo, causando problemas de concentração e autoestima baixa, afirma Heloísa Morimoto, estudante de Jornalismo que atende à terapia. Ela afirma que os encontros atingiram suas expectativas, mas é um processo demorado em que é necessário manter a calma e não esperar avanços imediatos.

Publicar comentário