Em Assembleia Unificada, categorias discutem suspensão do calendário acadêmico na UFSC

Grevistas ocuparam gabinete da reitoria e solicitaram retirada da nota da Apufsc-Sindical sobre fim da greve docente dos meios de comunicação da Universidade

VINÍCIUS GRATON

As categorias em greve da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizaram uma Assembleia Unificada de Greve para composição de forças das mobilizações nesta segunda-feira (27), no hall da reitoria do campus Trindade, em Florianópolis. Professores, estudantes e técnicos-administrativos em educação (TAEs) defenderam a suspensão do calendário acadêmico, que será discutida em Sessão Extraordinária do Conselho Universitário (CUn). Ao final da assembleia, os grevistas ocuparam o gabinete da reitoria e pressionaram o reitor, Irineu Manoel de Souza, pela retirada da nota sobre o encerramento da greve docente dos meios de comunicação oficiais da Universidade.

Os Comandos Locais de Greve (CLG) de cada categoria defenderam a suspensão do calendário acadêmico da UFSC e convocaram a comunidade universitária a participar da reunião do CUn, que tem como pauta única a análise da solicitação de suspensão do calendário. A sessão ocorre na quarta-feira (29) às 9h, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE).

Após o debate, os grevistas ocuparam o gabinete da reitoria e reivindicaram, ao reitor, Irineu Manoel de Souza, e à vice-reitora, Joana Célia dos Passos, a retirada da nota sobre o encerramento da greve docente dos meios de comunicação oficiais da Universidade. A publicação foi feita no site Notícias da UFSC, administrado pela Agência de Comunicação da Universidade (Agecom), e no perfil oficial da UFSC no Instagram (@universidadeufsc), na última sexta-feira (24).

Os professores pediram a divulgação da nota emitida pelo CLG que, segundo eles, é o responsável pela condução oficial da greve docente na UFSC, e a publicização da Assembleia Permanente de Greve Docente, que ocorre amanhã (28) às 9h30, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos. A nota do Comando, emitida na sexta-feira, contesta a legitimidade da votação realizada pela Apufsc e reafirma a continuidade da paralisação docente na Universidade.

Em resposta, o reitor afirmou que a divulgação da nota sobre o fim da greve, votada pelo Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical), não foi autorizada pela administração central da UFSC.

Após o término da mobilização na reitoria, a nota da Apufsc foi retirada do Instagram e a nota encaminhada pelo CLG dos professores foi publicada no site da Universidade.

Veja o momento em que os grevistas ocuparam o gabinete da reitoria:

Imagens: Reprodução/Instagram (@docentes_em_greve_ufsc)

Conforme divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFSC (Sintufsc), os encaminhamentos da assembleia foram:

• Realização de “Seminário sobre o Projeto de Universidade que queremos” após término da greve;
  • Publicização sobre a defasagem do orçamento das universidades, segundo a análise apresentada em tabelas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes);
  • Que o Comando Unificado realize uma reunião com os Diretores de Centro sobre a greve;
  • Solicitação ao reitor da publicização da nota do CLG docente e retirada da nota da Apufsc-Sindical.

Também foram decididos os indicativos para cada categoria:

• Comandos Locais levarem para seus Comandos Nacionais ou entidades nacionais a construção de uma mesa de negociação unificada nacional;
  • Que as categorias discutam a construção da Greve de Ocupação;
  • Construção do “UFSC na praça”.

Confira a agenda de greve para terça feira (28):

• 9h30 – Assembleia Geral de Greve dos TAEs no hall da reitoria; e Assembleia Permanente de Greve Docente no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos;
  • 13h30 Concentração para o Conselho Universitário na tenda do Sintufsc;
  • 14h00 Sessão Ordinária do Conselho Universitário no Auditório Garapuvu.

Mais informações e atualizações sobre as atividades de greve na UFSC são divulgadas pelos @docentes_em_greve_ufsc e @sintufsc no Instagram.

Categorias reunidas na Assembleia Unificada no hall da reitoria. Foto: Reprodução/Instagram (@docentes_em_greve_ufsc)