Genocídio é tema da primeira edição do “Livro na Praça” deste ano

“A humanidade segue assistindo a um genocídio pela tela do celular”, critica professor de História da UFSC

MAITÊ SILVEIRA

A primeira edição do “Livro na Praça” de 2024 ocorreu na sexta-feira (15), com a apresentação do livro Genocídio na Guatemala: primeiro general condenado na América Latina, de Victoria Sanford. Conduzido pelo professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Waldir Rampinelli, o evento marcou o lançamento da obra pela Editora da UFSC (EdUFSC) em parceria com a Editora Insular, no teatro Carmen Fossari, no campus Trindade.

Entre a apresentação do livro e as falas do professor, foi discutida a condenação do ditador Ríos Montt pelo genocídio dos maias ixis na Guatemala, entre 1982 e 1983. Para Rampinelli, a obra é relevante por tratar do primeiro julgamento efetivo por genocídio na América Latina.

“A história não é apenas ‘o ontem’, é para mudar ‘o hoje’. A humanidade segue assistindo a um genocídio pela tela do celular”, critica Rampinelli, fazendo referência ao massacre de civis na Faixa de Gaza.

O evento foi a última aula ministrada por Rampinelli como professor da UFSC, agora aposentado. Foto: Karol Bernardi/APUFSC

De acordo com o organizador do projeto e professor de Economia da UFSC Nildo Ouriques, o foco da iniciativa está em divulgar o conhecimento político e cultural para além dos muros da Universidade. “Estamos aqui para homenagear o livro, sem o qual não existe qualquer conhecimento, e o professor, que divulga esse saber”.

Ler para se libertar é o lema do “Livro na Praça”, iniciativa idealizada por Rampinelli quando dirigia a EdUFSC, em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC).

Duas vezes ao mês, o projeto reúne a comunidade universitária para debater uma obra literária de valor político-cultural. Manifestações artísticas e distribuição gratuita e a venda à preço promocional de livros também fazem parte do evento.