Sul do Brasil atinge 5°C acima da média no verão
Massa de ar quente entre Paraguai e norte da Argentina tem influenciado clima em algumas partes do país
NAYARA LETICIA
Os estados de Santa Catarina e Paraná foram afetados pela onda de calor que atingiu o Brasil entre os dias 15 e 20 deste mês, em decorrência de uma massa de ar quente originária das regiões do Paraguai e norte da Argentina. As temperaturas alcançaram 5°C acima da média na região Sul em comparação ao último verão, como previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o meteorologista Marcelo Martins, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), apesar das temperaturas elevadas, o que ocorre em Florianópolis não se caracteriza como onda de calor. “É apenas um calor de verão, sendo normal nessa época do ano”, afirma.
No Paraná, as temperaturas têm chegado a 39°C, 8°C acima da média para essa época do ano na região. A moradora Layde Maria de Gois, de Presidente Castelo Branco (PR), no norte do estado, conta que o calor registrado nos últimos dias tem sido intenso. “A gente sente uma moleza, um desânimo, não dá nem vontade de comer. A falta de apetite me atrapalha muito, só sinto vontade de tomar água. Afeta completamente o bem-estar.”
A moradora também relata que todo o comércio e a cidade são afetados, já que as ruas ficam menos movimentadas por conta das altas temperaturas.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná, as temperaturas seguem elevadas apenas no sudoeste do estado. Nas demais regiões, há uma maior concentração de nuvens e chuvas e as temperaturas estão amenas.
A Secretaria de Saúde do Paraná, recomenda evitar exercícios físicos ao ar livre, exposição prolongada ao sol, utilizar sempre protetor solar e ingerir muita água.

Publicar comentário