Rio do Sul tem segunda maior enchente da série histórica

Cidade do Alto Vale do Itajaí enfrenta quinta enchente em 2023

CAMILA ELOISA

O Rio Itajaí-Açú, em Rio do Sul (SC), atingiu 13,04 m no sábado (18). As chuvas começaram na quinta (16), e a cidade registrou a segunda maior enchente da história. O nível recorde foi de 13,58 m em 1983. De acordo com a Defesa Civil, o rio subiu de maneira rápida ao longo do final de semana, com precipitação maior do que a esperada.

Segundo a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, mais de 18 mil pessoas estão desalojadas e 1,7 mil desabrigadas. Dos 25 bairros, 24 estão alagados, e 22 abrigos foram abertos para acolher quem necessita. A cidade teve 40 deslizamentos de terra entre quinta (16) e sexta (17). A Defesa Civil registrou 56 ocorrências até o momento.


Glória Bellorin, moradora do bairro Canoas, o mais atingido pelas cheias, afirma que saiu de casa com ajuda dos bombeiros. “Moro no segundo andar de um prédio. O rio subiu muito rápido, tivemos que sair às pressas. Comprei meus móveis em outubro, e não consegui salvar nada. Nem meus documentos deu tempo de pegar”, conta a moradora.


Glória e os filhos estão abrigados na Escola de Educação Básica Deputado João Custódio da Luz, no bairro Boa Vista, o único que não foi atingido pela enchente. 

Água invade comércios e casas na avenida Aristilianos Ramos, no bairro Jardim América. Foto: Camila Eloisa

José Devacir Braz mora em um prédio no bairro Jardim América, resgatado com ajuda dos bombeiros, também está abrigado no João Custódio da Luz. “Fiquei oito horas esperando o socorro. Quando chegaram, saí de barco. Consegui levantar meus móveis, que ficaram no apartamento”. 

Até o momento, o abrigo do João Custódio da Luz está com 91 adultos e 26 crianças. A agente voluntária Andressa Schmit diz que a principal demanda é por colchões. “Desde sexta, estamos esperando a Defesa Civil trazer colchões. Quem está ajudando com doações é a população”, afirma.

Lixo espalhado pela avenida Oscar Barcelos, no bairro Jardim América. Foto: Camila Eloisa

A Defesa Civil de Rio do Sul e o Corpo de Bombeiros Militar do município informaram que estão com muitos chamados, e com redução de funcionários – também atingidos pelas chuvas. No sábado (18),  cinco aeronaves e cinco embarcações foram enviadas pelo Governo Federal e Estadual para ajudar no resgate de pessoas.

O Rio Itajaí-Açú está com 10 m de altura. De acordo com a Defesa Civil, estão previstas mais chuvas para essa semana, e o nível do rio pode chegar a 13 m a partir de quarta (23). A prefeitura orienta a população a limpar suas casas, mas a permanecer em locais seguros.

Publicar comentário