Rio do Sul tem segunda maior enchente da série histórica
Cidade do Alto Vale do Itajaí enfrenta quinta enchente em 2023
CAMILA ELOISA
O Rio Itajaí-Açú, em Rio do Sul (SC), atingiu 13,04 m no sábado (18). As chuvas começaram na quinta (16), e a cidade registrou a segunda maior enchente da história. O nível recorde foi de 13,58 m em 1983. De acordo com a Defesa Civil, o rio subiu de maneira rápida ao longo do final de semana, com precipitação maior do que a esperada.
Segundo a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, mais de 18 mil pessoas estão desalojadas e 1,7 mil desabrigadas. Dos 25 bairros, 24 estão alagados, e 22 abrigos foram abertos para acolher quem necessita. A cidade teve 40 deslizamentos de terra entre quinta (16) e sexta (17). A Defesa Civil registrou 56 ocorrências até o momento.
Glória Bellorin, moradora do bairro Canoas, o mais atingido pelas cheias, afirma que saiu de casa com ajuda dos bombeiros. “Moro no segundo andar de um prédio. O rio subiu muito rápido, tivemos que sair às pressas. Comprei meus móveis em outubro, e não consegui salvar nada. Nem meus documentos deu tempo de pegar”, conta a moradora.
Glória e os filhos estão abrigados na Escola de Educação Básica Deputado João Custódio da Luz, no bairro Boa Vista, o único que não foi atingido pela enchente.
José Devacir Braz mora em um prédio no bairro Jardim América, resgatado com ajuda dos bombeiros, também está abrigado no João Custódio da Luz. “Fiquei oito horas esperando o socorro. Quando chegaram, saí de barco. Consegui levantar meus móveis, que ficaram no apartamento”.
Até o momento, o abrigo do João Custódio da Luz está com 91 adultos e 26 crianças. A agente voluntária Andressa Schmit diz que a principal demanda é por colchões. “Desde sexta, estamos esperando a Defesa Civil trazer colchões. Quem está ajudando com doações é a população”, afirma.
A Defesa Civil de Rio do Sul e o Corpo de Bombeiros Militar do município informaram que estão com muitos chamados, e com redução de funcionários – também atingidos pelas chuvas. No sábado (18), cinco aeronaves e cinco embarcações foram enviadas pelo Governo Federal e Estadual para ajudar no resgate de pessoas.
O Rio Itajaí-Açú está com 10 m de altura. De acordo com a Defesa Civil, estão previstas mais chuvas para essa semana, e o nível do rio pode chegar a 13 m a partir de quarta (23). A prefeitura orienta a população a limpar suas casas, mas a permanecer em locais seguros.
Publicar comentário