Maratona de Jurerê tem prova inédita de 42 km em Florianópolis

Evento recebeu cinco mil atletas em quatro percursos no norte da Ilha

AMANDA KOVALCZYKOVSKI

Em sua quinta edição, a Maratona de Jurerê | Hospital SOS Cardio reuniu cinco mil atletas nas ruas de Jurerê Internacional, em Florianópolis, neste domingo (05). O evento contou com quatro circuitos sendo de 5 km, 10 km, 21 km e o inédito percurso de 42 km, a distância oficial de uma prova de maratona. O prêmio para quem quebrasse o recorde catarinense da maior corrida era de R$ 40 mil. As marcas atuais são de 2h13m39s no masculino e 2h29m59s no feminino.

O organizador da prova, Thiago Mansur, afirma que o diferencial da competição de Jurerê é o charme do local, por misturar a praia, a trilha e o asfalto nas rotas de menor distância. Ele também conta da necessidade de implementação de uma maratona no bairro que já sedia uma competição mundial, o IRONMAN, um triatlo de longa distância em que atletas completam o circuito no tempo máximo de 17 horas. “Precisávamos de uma prova rápida, que oferecesse aos maratonistas um índice para que pudessem correr as majors”.

A realização do circuito longo objetiva ajudar na divulgação e na visibilidade dos atletas, para que eles consigam crescer mais em suas cidades, afirma o organizador. Para o campeão pan-americano, e vencedor dos 42 km, Ederson Vilela Pereira, a estrutura pensada para os esportistas foi surpreendente.

“A gente vê durante a corrida o reconhecimento de nosso trabalho, com a dedicação da organização em escolher um bom local para o evento”, disse o atleta.

Ederson cruzou a linha de chegada com a marca de 2h18m54s. Senara Almeida foi a campeã entre as mulheres, com o tempo de 2h56m19s.

A prova teve um grande número de estreantes nas corridas e a adesão de diversos atletas animou Thiago para o futuro do esporte. “Estamos atingindo nosso objetivo de fomentar a prática esportiva, são pessoas que escolheram cuidar da saúde física e mental, então sei que assim estamos cumprindo nossa missão”, afirma o organizador.

A estudante Luiza Bertoncini, de 19 anos, representa esse número e é iniciante nas provas de corridas. A vestibulanda conta que nunca praticou muitas atividades físicas, mas a corrida despertou a vontade por um novo hábito. “Foi uma experiência bem importante, principalmente para quem quer começar a fazer mais exercício físico. Agora desejo um estilo de vida mais saudável”.

Os percursos iniciaram pela manhã na Avenida dos Merlins, em Jurerê Internacional. Foto: Amanda Kovalczykovski