Curta-metragem catarinense é selecionado para festival com foco em obras produzidas por mulheres

Com equipe inteiramente feminina, “Vertigem” está na categoria de filmes feitos por mulheres do festival de cinema BEE Film Festival

MARIA ISABEL MIRANDA

“Vertigem” é um curta-metragem independente de 2022 dirigido por Djulia Marc e protagonizado por Bárbara Biscaro. Com direção fotográfica de Suelen Grimes, o filme de 12 minutos retrata uma mulher permeada pela angústia, em um jogo de observação e movimento. Em maio, a obra foi selecionada para o evento nacional de cinema BEE Film Festival, que prioriza produções femininas, principalmente de mulheres lésbicas.

Para Djulia, a indicação revelou um vínculo inerente entre artista e obra. “Caiu a ficha de que era impossível que esse filme passasse ileso pela questão da minha sexualidade”, disse ela. A diretora sente que, como mulher lésbica, conseguir destaque na indústria cinematográfic é trabalhoso, pois faltam meios de vizibilizar os trabalhos feitos por essa comunidade. Além do cenário nacional, o curta já havia sido selecionado para o LGBT Marseille Film Festival na França, em abril.

Bárbara Biscaro, professora de teatro e protagonista de “Vertigem”, acredita que o olhar feminino para o seu trabalho enquanto atriz foi essencial para a profundidade do curta. Ela relata que, no meio artístico, a mulher ainda é colocada como um objeto a ser contemplado e que só se torna algo a partir do desejo de outros. “Ainda tem muito machismo na esfera da arte e enfrentar esses espaços é sempre um desafio”, conta Bárbara.

O filme foi selecionado para outros quatro festivais, sendo eles o nacional Taguatinga de Cinema e os internacionais Lisbon Film Rendezvous, INQRVENTION e Lift-off Global Network, do qual foi finalista.

O curta-metragem está disponível para visualização por meio de um link na descrição do Instagram @vertigemofilme. Em entrevista, a diretora afirmou que está trabalhando em mais um projeto com a mesma equipe, mas não revelou detalhes.

Cena do curta-metragem. Foto: Reprodução/Internet

Publicar comentário