Estudantes aprendem a cozinhar em disciplina da UFSC

Oferecida pela primeira vez como disciplina optativa do curso de Nutrição, matéria Práticas de Culinária oferece oportunidade aos graduandos que querem aprender a preparar suas refeições

LETHICIA SIQUEIRA

FLORIANÓPOLIS – São 10h e o cheiro de comida sendo preparada inunda o corredor do Bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Vegetais picados, mistura de temperos e o prato principal são alguns dos ingredientes chave para o preparo da refeição da disciplina “Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável”, oferecida pelo curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As aulas, que acontecem toda segunda-feira, são quase totalmente voltadas para a prática e, por isso, ocorrem dentro do laboratório.

Os barulhos de panelas e o corre-corre na sala são indícios que demonstram o engajamento dos 25 estudantes matrículados.

A cada semana, a professora Ana Paula Gines escolhe um cardápio diferente para os estudantes. O objetivo é ensinar os alunos a prepararem refeições saudáveis e nutritivas.

“Não estamos fazendo algo pelos profissionais de nutrição. É para a vida dos estudantes que querem aprender a cozinhar, mas principalmente terem melhor qualidade de vida por meio da alimentação”, diz Ana Paula.

Separados por grupos de três ou mais pessoas, meta é cumprir até o final da aula o prato estipulado às equipes. Geralmente, a divisão é salada, prato principal e sobremesa, sendo cada grupo responsável por apenas um prato.

Se engana quem pensa que as aulas são exclusivas para os graduandos de Nutrição. A matéria é oferecida para todos os estudantes que tenham interesse em desenvolver habilidades dentro da cozinha. Esta é a primeira edição e já contou com listas de espera. No entanto, devido a falta de divulgação, só contou com a presença de alunos do curso.

A estudante de Nutrição e bolsista do projeto de extensão “Cozinhando com Ciência”, Giulia Junkes Garcez, fala sobre a importância de conhecer mais sobre gastronomia por meio das aulas, além de receber os ensinamentos para comer bem e conseguir se virar na cozinha.

“Tudo que fizemos no laboratório nos ajuda para além da sala de aula e da profissão como nutricionista, é uma busca por um estilo de vida mais saudável”, conta.

Os estudantes estão se preparando para o primeiro seminário da turma. Todos irão precisar apresentar seis temas diferentes relacionados à matéria cursada. A discussão amigável para a escolha dos temas demonstra comprometimento. Para a professora Ana Paula, o envolvimento significa um sucesso da primeira classe criada este ano. Devido a isso, o projeto será lançado uma vez ao ano no primeiro semestre.