Mostra de cinema celebra documentários musicais no CIC

Público assistiu à sessão de estreia com participação do diretor de Ritas

GUILHERME KUHNEN

Começou nesta quarta-feira (17) a Mostra Internacional de Documentários Musicais CineSonora. A exibição de abertura aconteceu na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O projeto é uma extensão do já existente cineclube CineSonora, com direção e produção de Luciano Burin e Daniel Arena. A mostra segue até domingo (21) com entrada gratuita e retirada dos ingressos no local antes do início das sessões.

O CineSonora atua desde 2024 com exibições e debates quinzenais de documentários envolvendo o mundo da música, mas esta é sua primeira edição como um evento de maior porte. Serão apresentadas obras de dez países com o objetivo de promover a difusão do gênero. Nas duas últimas edições do Prêmio Catarinense de Cinema, o projeto esteve entre os premiados na categoria cineclube.

O filme escolhido para abrir a mostra foi o longa-metragem Ritas, lançado em maio deste ano, que aborda vida e obra de Rita Lee narrado pela própria cantora. Oswaldo Santana, diretor do documentário, estava presente e discursou antes da exibição. Ele falou sobre o processo de produção da obra e da participação de Rita no projeto. “Ver a Rita nesse momento em que ela não estava trabalhando era muito legal”, disse. Contou, também, que ela pôde assistir a uma versão não finalizada do filme, antes de morrer em maio de 2023.

Parte da seleção das 60 obras presentes no evento ocorreu por inscrição. O restante foi convidado através da curadoria realizada em parceria com o festival In-Edit Brasil. “Ficamos surpresos com a quantidade de inscritos”, disse Luciano, um dos idealizadores do cineclube. “Foram centenas de inscrições. Tivemos até que estender o prazo de curadoria e análise”.

Além de documentários e videoclipes, a programação traz rodas de conversa com profissionais da música e do audiovisual. O evento se encerra no domingo (21) com a exibição do longa Milton Bituca Nascimento, dirigido por Flavia Moraes, que registra a turnê de despedida do cantor.

Publicar comentário