Exposição retrata 275 anos da presença açoriana em SC

Mostra reúne imagens coletadas durante 35 anos por fotógrafo e historiador da UFSC

JULIA GRABOSKI

Folclore, arquitetura e religiosidade são alguns dos temas explorados na exposição fotográfica “Açorianos no Brasil Meridional: 275 anos de presença em Santa Catarina”, do fotógrafo e historiador Joi Cletison Alves. A mostra está exposta no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com visitação aberta das 9h às 12h e de 13h30 a 17h30.

A exposição reúne fotografias produzidas ao longo de 35 anos de pesquisa do autor, que integra o NEA desde a década de 1990 e atuou como diretor da instituição por 17 anos. Ao longo de sua trajetória, ele se dedicou ao ensino e à valorização da herança cultural deixada pelos açorianos em Santa Catarina, com ênfase nas áreas de literatura, artesanato, folclore, religiosidade, arquitetura e história.

Apaixonado pela cultura açoriana, Joi afirma que esse interesse o acompanha há décadas e foi um dos motores de seu trabalho como fotógrafo: “Essa exposição é mais do que um registro visual, é uma tentativa de homenagear a resistência, a fé e a beleza de um povo que ajudou a moldar a identidade cultural do nosso litoral”, afirmou.

O autor também ressaltou a importância de iniciativas como essa serem promovidas dentro da universidade e abertas ao público de forma gratuita, como forma de democratizar o acesso à cultura.

A expectativa é de que cerca de 800 pessoas visitem a exposição até o dia 30 de maio.

Imagens de manifestações religiosas presentes na exposição. / Foto: Julia Graboski.

Publicar comentário