Líder indígena recebe maior honraria do Legislativo catarinense
Pioneira e defensora da Mata Atlântica é reconhecida por luta nacional e internacional
DOMENIQUE BITENCOURT
Kerexu Yxapyry, coordenadora da Regional do Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul, recebeu na segunda-feira (18) a Comenda do Legislativo Catarinense, a maior distinção concedida pelo parlamento estadual. Originária do povo Guarani Mbya de Santa Catarina, Kerexu é reconhecida como uma das mais importantes lideranças indígenas do Brasil, com atuação destacada em pautas nacionais e internacionais.
Aos 33 anos, Kerexu tornou-se a primeira cacica mulher eleita no país, um marco histórico que só foi possível pelo apoio de mulheres indígenas. Co-fundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e ex-coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), ela lidera iniciativas em defesa da demarcação de terras e da preservação ambiental, especialmente da Mata Atlântica.
Emocionada, Kerexu dedicou a honraria à sua família, ao povo Guarani Mbya e às crianças, destacando o compromisso com as futuras gerações. “Essa luta é para garantir um mundo melhor para vocês, kyringue’i”, declarou. Ela também agradeceu o apoio de aliados, como o deputado estadual Marquito (Psol), e reforçou a importância da governança indígena. “Essa comenda é uma vitória coletiva. Nunca mais um Brasil sem nós”, disse a líder indígena.
Marquito disse estar honrado e emocionado ao entregar a condecoração à homenageada. “Para nós, é uma alegria enorme poder conceder essa honraria para Kerexu, com tudo o que ela representa para nós, e entregar a ela essa comenda. Para mim está sendo um momento histórico”.
A Comenda do Legislativo Catarinense, criada pela Resolução 2/2008, reconhece personalidades e instituições que se destacam pelo compromisso social e empreendedorismo. A trajetória de Kerexu já havia sido celebrada em premiações anteriores, como a Medalha Zumbi dos Palmares, concedida pela Câmara de Florianópolis em 2015, e homenagens da Assembleia Legislativa em 2017.
Entre suas lutas mais emblemáticas está a campanha pela homologação da Terra Indígena Morro dos Cavalos, aguardada desde 2008. Professora e gestora ambiental, Kerexu foi também a primeira mulher indígena a se candidatar a deputada federal por Santa Catarina.

Publicar comentário