Exposição de artes valoriza talento e promove integração entre servidores da UFSC
Mostra reúne 53 obras de professores e técnicos-administrativos e estará aberta para visitação até 28 de novembro
RAISSA HÜBNER

A 32ª Exposição de Artes Visuais dos Servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) celebra o talento artístico dos trabalhadores que, além de suas funções profissionais, se dedicam à arte como forma de expressão e prática criativa. A mostra é gratuita e pode ser visitada até 28 de novembro no Hall da Reitoria I, no campus Trindade, em Florianópolis.
Com 40 anos de história, a exposição destaca a relevância da arte como meio de expressão e integração dentro da comunidade universitária. “Tem gente que não participa porque não se considera artista, mas a exposição não tem caráter profissional. É para celebrar e valorizar as obras dos servidores”, explica Amícia Martins, coordenadora da Galeria de Arte da UFSC e responsável pela mostra.
Nesta edição, estão expostas 53 obras, entre pinturas e esculturas, produzidas entre 2019 e 2024, que refletem o impacto criativo do período da pandemia. Amícia diz que houve uma mudança significativa no perfil dos participantes. Antes, a maioria dos artistas eram aposentados. Agora, mais de 60% são servidores ativos, o que demonstra como o isolamento social despertou a percepção de que a arte é lazer e contribui para a saúde mental.

Bruna Orihuela, técnico-administrativa há um ano, está expondo pela primeira vez seus trabalhos em cerâmica e quis participar para se inserir em espaços de troca com outros artistas. “São espaços fundamentais dentro da universidade, pois a arte tem um papel social importante como forma de integração entre os servidores”, avalia.
Já o professor aposentado Mário César Coelho é veterano no evento. Agora dedicado exclusivamente ao trabalho artístico, ele destaca a diversidade dos participantes. “São artistas de diferentes centros e formações que têm uma ligação em comum, a arte”, diz.
Apesar da tradição do evento, os participantes expressam indignação com a falta de um espaço específico para exposições na UFSC. Antes a mostra era realizada na Galeria de Artes do Centro de Convivência, atualmente em desuso. “É fundamental para uma universidade ter uma galeria de arte com estrutura adequada, incluindo iluminação, paredes apropriadas e um acervo técnico”, ressalta Mário César.
A exposição faz parte das celebrações do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

Publicar comentário