Pântano do Sul, em Florianópolis, é a praia mais poluída por plásticos no país

Florianópolis é a terceira cidade com maior densidade de microplástico por metro quadrado

MARIA ISABEL

A praia do Pântano do Sul é a mais poluída do país, segundo dados da pesquisa divulgada em setembro pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a ONG Sea Shepherd Brasil. O estudo “Expedição Ondas Limpas na Estrada” é o maior já feito sobre resíduos marinhos no território brasileiro. De acordo com a pesquisa, 100% das praias apresentam resíduos plásticos e 97% contêm microplásticos. A expedição durou 16 meses e percorreu 201 municípios brasileiros. Apesar de apresentar os maiores níveis de contaminação do país, a orla da praia do Pântano do Sul é apropriada para banho de mar.

O mesmo documento indica a Praia do Rizzo, localizada na região continental de Florianópolis, como a terceira no ranking de poluição. A capital catarinense ocupa o terceiro lugar entre as cidades com maior densidade de plástico por metro quadrado do Brasil. O estado é o maior produtor de mexilhões do país. Para a oceanógrafa Juliana Leonel, as previsões do ponto de vista de impacto ambiental e saúde humana não são boas “Muitos organismos já estão consumindo os resíduos,e a remoção tem que ser feita de forma a minimizar os danos. Não basta simplesmente passar uma rede no mar e achar que isso vai ser suficiente para remover todo o plástico que está lá”, afirma Juliana.

  Todo o resultado do estudo está em uma plataforma interativa digital que permite às pessoas explorarem os locais com menor e maior taxa de poluição. A equipe também disponibilizou um relatório com propostas de soluções Além disso, é previsto um artigo científico com mais detalhes. O grupo realizou a limpeza científica de 306 praias e 127 mutirões de limpeza.

Praia do Pântano do Sul em Florianópolis (SC) com resíduos plásticos. Foto: Reprodução / ONG Sea Shepherd Brasil

Publicar comentário