Coletivo Feminino da UFSC Blumenau arrecada doações de cabelos para Rede Feminina de Combate ao Câncer

Para confecção de uma peruca são necessários, em média, de 2 a 3 cortes de cabelo

DEBORAH CAETANO

O Coletivo Feminino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Blumenau promove, ao longo deste mês, uma campanha para arrecadação de cabelos em prol do Outubro Rosa – mobilização nacional de conscientização e enfrentamento aos cânceres de mama e do colo de útero. As mechas recebidas serão doadas para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau e transformadas em perucas para pacientes atendidas na instituição.

Esta é a segunda edição da iniciativa realizada pelo grupo de estudantes mulheres da UFSC Blumenau. De acordo com Livia Peres, uma das organizadoras da campanha e graduanda em Engenharia de Controle e Automação, o grupo arrecadou 20 doações em 2023. “Neste ano, nossa meta é receber 20 cabelos novamente, mas sempre torcendo por mais, já que estamos buscando parcerias com salões da região e a divulgação do projeto está bem forte”, diz Livia.

A coordenadora do coletivo, professora Selene de Souza, explica que como muitas alunas e alunos da universidade têm cabelos compridos, o grupo entendeu que o campus poderia ser um ambiente fértil para mobilização e divulgação da doação.

Segundo Selene, alguns rapazes deixam o cabelo crescer para apoiar a iniciativa, mesmo não apresentando nenhum caso de câncer na família. “Reflete para mim uma mudança social, quando vemos homens se posicionando e se importando com essas causas”. Em contrapartida, mulheres jovens tendem a priorizar a campanha “porque conhecem e temem doença”, aponta a professora.

Além da arrecadação de cabelos, haverá uma palestra sobre câncer de mama no campus, em 29 de outubro. A ministrante será Gladys Vieira, voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau há 13 anos. Gladys atua no ambulatório da instituição e afirma que a peruca é significativa para muitas mulheres. “Algumas não ligam e usam lenço, mas a maioria prefere a peruca porque ajuda a recuperar a autoestima e a alegria. A perda de cabelo é um grande choque”.

Cartaz da campanha “Fios de esperança: seu cabelo tem o poder de transformar”. Fotos: Divulgação

Publicar comentário

ARQUIVO