Santa Catarina Fashion Week conecta moda à educação em Florianópolis
Passarela apresentou peças feitas por universitários e designers renomados
LETÍCIA BARROS
A segunda edição do Santa Catarina Fashion Week (SCFW) ocorreu em 25 e 26 de setembro, quarta e quinta-feira, em Florianópolis. A programação começou com ações para entreter o público e gerar conteúdo para as redes sociais, um maquiador fez um tutorial de maquiagem completo em uma modelo. Os primeiros desfiles apresentaram coleções feitas por alunos de diferentes faculdades de moda do estado. Estácio, Univali e Unisul desfilaram na quarta e UniSenai/Unesc e Udesc na quinta-feira.

“Sempre quero que as faculdades estejam juntas ao evento, sei a importância para um aluno estar nos bastidores e desfilar uma coleção, isso era muito importante para mim. A mesma oportunidade que tive quero poder dar aos outros”, afirma Giane Marques, organizadora da SCFW. Ela explica que são selecionadas as maiores faculdades de moda do estado, mas que outras também serão bem-vindas na próxima edição.
Após as faculdades, desfilaram as novas coleções de marcas já conhecidas, como a Hush Brasil, que teve entre seus modelos o ator Gabriel Santana, famoso por interpretar o Mosca na refilmagem de Chiquititas.
O evento faz parte do Circuito Nacional Fashion Week (CNFW), projeto que tem por objetivo trazer atenção a outras regiões do Brasil. A “semana de moda” é criada para incentivar a indústria e explorar a cultura local, além de trazer benefícios para a educação.

Taís Resende, estudante do sexto período de moda da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), desenhou em conjunto com duas colegas uma peça para o desfile. “É uma realização e um choque ver a peça pronta, eu a criei do zero mesmo, a partir de rabiscos ela virou uma roupa. Sinto orgulho próprio de ver aonde eu cheguei”, afirma.
A aluna ainda comenta sobre o que mais a inspirou na experiência, “Uma das coisas que me move é ver que tem tantas pessoas criativas envolvidas. Por mais que no mercado de trabalho tenha competição, nesses momentos é inspirador perceber que todo mundo está ali apreciando o trabalho do outro”.
Além de Florianópolis, apenas outras duas semanas de moda do circuito têm a participação de instituições de ensino, Porto Alegre, na RSFW, e Fortaleza, na CEFW. De acordo com Giane, a estimativa é que estiveram presentes em torno de 700 pessoas no primeiro dia e 500 no segundo dia do Santa Catarina Fashion Week. A próxima cidade do circuito será Salvador (BA).

Publicar comentário