Conselho Universitário da UFSC aprova reajuste do calendário acadêmico de 2024

Novo cronograma estabeleceu 17 semanas letivas para segundo semestre deste ano

CARMEN DE LOS SANTOS

O calendário acadêmico de 2024 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) passou por uma reformulação na sexta-feira (12). O Conselho Universitário (CUn) aprovou em sessão extraordinária a nova versão por ampla maioria. Segundo o reajuste, o primeiro semestre de 2024 acaba em 17 de agosto para os cursos de graduação e pós-graduação. Após uma semana de férias, o semestre 2024/2 inicia em 26 do mesmo mês e encerra dia 21 de dezembro.

O período de mais de 40 dias da greve docente e discente paralisou cerca de 28 cursos da UFSC. A reposição das atividades de ensino tanto da graduação e pós-graduação, quanto do Colégio de Aplicação e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), foi assegurada devido à aprovação da Resolução Normativa N°189, ainda no período de greve.

O novo calendário foi desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd), após consulta dos cronogramas propostos pelas coordenadorias dos cursos. A proposta foi apresentada em reunião com a reitoria e diretores dos centros. Os presentes entraram em consenso sobre a versão final após um debate de mais de duas horas.

O principal desafio foi a unificação do calendário. De acordo com a Pró-Reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, o prejuízo de diferentes datas para o início do semestre foi considerado maior do que o prejuízo de uma única semana de férias. O objetivo também foi garantir o maior ingresso de calouros no próximo semestre, assegurou a pró-reitora.

Os estudantes expressaram preocupação com o reajuste. Em carta aberta, o Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos (DCE) questionou a não participação dos discentes na reformulação do calendário e denunciou o descompromisso de alguns cursos com a aplicação da Resolução Normativa N°189.

O reajuste do calendário acadêmico de 2024 da UFSC foi aprovado com apenas três votos contrários. Os cronogramas do Colégio de Aplicação e do NDI terão votação pelos seus próprios conselhos.

Foto: Júlia Dias/Agecom UFSC

Publicar comentário