Estudantes de Biblioteconomia da UFSC ocupam Biblioteca Central há 11 dias

Fechada desde março, biblioteca deixou de receber mais de 200 mil visitas

VINÍCIUS GRATON

Os estudantes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocupam, desde 24 maio, a Biblioteca Central (BC) do campus Trindade, em Florianópolis. Os universitários buscam preservar o espaço físico e o acervo da biblioteca, que está fechada, devido a paralisação dos servidores técnicos-administrativos em educação (TAEs), desde 11 de março.

Após a reunião do Comando de Greve do Centro Acadêmico de Biblioteconomia (CAB) realizada em 24 de maio, os estudantes realizaram o encaminhamento de ocupação imediata da BC. Eles protestam e reivindicam por melhores condições de infraestrutura e manutenção do prédio, assim como do acervo. O movimento conta com o apoio de representantes dos TAEs e discentes dos cursos de Biologia, Filosofia, História, e dos demais cursos do Departamento de Ciências da Informação.

As principais reivindicações do CAB são:

• Segurança e iluminação do campus;
  • Manutenção dos prédios de aulas;
  • Reformo estrutural da Biblioteca Universitária (BU) e do Restaurante Universitário (RU);
  • Manutenção e ampliação das políticas de permanência estudantil;
  • Extinção do teto de gastos para educação e recomposicação orçamentária.

O movimento estudantil afirma que “dado o atual cenário de exceção que a UFSC, o Centro de Ciências da Educação (CED), a BU, o RU e moradia estudantil se encontram, é imprescindível que nos fortalecemos juntos”, fazendo referência à mobilização conjunta das categorias e da comunidade acadêmica.

Durante o funcionamento regular, estima-se que de 2,5 mil a 3 mil pessoas frequentem a BC diariamente no campus Trindade. Em quase três meses de serviços paralisados, a biblioteca deixou de receber de 225 mil a 270 mil visitas.

Situação estrutural da Biblioteca Central

Em dias chuvosos, por conta de problemas no forro do teto, a BC é frequentemente interditada. A água invade o prédio e causa alagamentos, que geram prejuízos à infraestrutura e ao acervo. O forro está escancarado, sem reparos conclusivos, há mais de um ano.

A interdição por alagamento mais recente ocorreu em 24 de agosto de 2023, após forte tempestade em Florianópolis. A solução imediata encontrada pela reitoria foi posicionar lonas sobre móveis, livros e equipamentos. A administração havia informado que faria reparos no edifício, mas o cenário de precariedade persiste.

No dia anterior à reunião do Comando de Greve (23/05), o CAB organizou o “cortejo fúnebre e enterro” da BC. Veja:

Confira o calendário de atividades da ocupação para esta semana:

• Segunda-feira (03/06): Confecção de cartazes às 19h;
  • Terça-feira (04/06): Assembleia Estudantil da Biblioteconomia às 19h;
  • Quarta-feira (05/06): Aula pública “Saberes, política e decolonialidade”, com o Dr. Rodrigo de Sales, às 19h.

Todos os eventos acontecem na Biblioteca Central.