NOTA: TAEs da UFSC rejeitam nova proposta do governo

Em assembleia geral, categoria aprovou solicitação que veta participação da coordenadora da Fasubra nas próximas mesas de negociação

FERNANDA ZWIRTES E VINÍCIUS GRATON

Os técnicos-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) rejeitaram, na manhã desta quinta-feira (23), a proposta do governo federal oferecida na 5ª rodada de negociação da Mesa Específica e Temporária, realizada terça-feira (21), em Brasília (DF). A decisão dos TAEs ocorreu em Assembleia Geral de Greve, na tenda do Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc), no campus Trindade, em Florianópolis.

A União manteve a proposta de 0% de reajuste salarial para 2024, contra a principal demanda da categoria de um reajuste neste ano. Em 2025, propôs um aumento de 9% e, em 2026, de 5%. Com a rejeição, a paralisação dos servidores chega a 73 dias na Universidade e reúne cerca de 1,5 mil pessoas – o que representa mais de 50% da categoria na UFSC.

Durante a assembleia, foi aprovada a outorga aos trabalhadores do Hospital Universitário (HU) para deliberar sobre a proposta de acordo de retomada dos serviços na unidade. Os 213 TAEs que atuam no HU e estavam em greve retornaram a suas funções na semana passada, após uma decisão judicial publicada em 9 de maio, que determinou a volta de 100% dos servidores públicos do hospital às atividades, sob pena de multa de R$ 20 mil por dia. A intimação partiu da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pela administração do HU.

A categoria também aprovou a solicitação que dispõe a não participação da coordenadora da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Cristina Del Papa, nas mesas de negociação com o governo. De acordo com os servidores, a decisão partiu da postura anti-sindical da coordenadora na última mesa.

Assembleia Geral de Greve dos TAEs na tenda do Sintufsc, em frente à reitoria, no campus Trindade. Foto: Reprodução/Instagram (@sintufsc)