Professores da UFSC encaminham reivindicações da greve à reitoria

Docentes lutam por melhorias estruturais e orçamentárias na instituição

ARTHUR PEREIRA E MARIA EDUARDA FURLANETTO

A Associação dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc) encaminhou uma lista de reivindicações da greve docente, iniciada terça-feira passada (7), para a reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A lista foi aprovada por unanimidade durante a continuação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nesta terça-feira (14), no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI) do campus Trindade, em Florianópolis. A primeira AGE teve início na sexta-feira (10).

A assembleia, conduzida pela professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação Adriana D’Agostini, teve a suspensão do calendário acadêmico, a recomposição orçamentária, a necessidade de intérpretes de libras e a contratação de técnicos e docentes como pautas sugeridas para compor as reivindicações. 

Segundo Adriana, 248 docentes participaram do evento, sendo 198 presencialmente e 50 na modalidade online. Todos os docentes puderam votar, sendo filiados a Apufsc ou não. 

Durante a assembleia, os professores apresentaram a situação das mobilizações e o andamento da greve nos centros de ensino da UFSC. O professor de Arquitetura Lucas Sabino Dias afirmou que o curso estipulou uma Assembleia Permanente e que cerca de 80% dos professores estão em greve. Os estudantes de Arquitetura também decretaram greve na segunda (13). De acordo com a professora de Serviço Social Nalá Ayalén, “mais de dois terços do Centro Socioeconômico está parado”.  

As condições precárias de infraestrutura do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) também foram discutidas e pautaram a lista de reivindicações. Para a professora do NDI Juliane La Banca, as questões de infraestrutura são burocráticas, pouco transparentes e não parecem levar em consideração o público prejudicado. A professora também relatou a situação da crêche em dias de chuva. “Os bebês engatinham desviando de poças”, expôs. 

Entre as reivindicações encaminhadas à reitoria e aprovadas por unanimidade pela assembleia estão:

  • Encaminhamento de um relatório sobre a infraestrutura e as condições de trabalho e de um estudo a ser realizado por centro, campi, Colégio de Aplicação e NDI; 
  • Fortalecer a necessidade da recomposição orçamentária para o bom funcionamento da Universidade e a agilização dos processos internos para que se efetivem as condições de trabalho digno;
  • Necessidade de realização de concurso público para o cargo de intérprete de Libras na Universidade; 
  • Aquisição de local e prédios necessários para as atividades dos campi;
  • Contratação de técnicos administrativos para atuar nos campi;
  • Contratação de docentes para que todos os cursos possam integralizar os currículos aprovados;
  • Garantia de orçamento para o funcionamento adequado da extensão e da pesquisa nos campi;
  • Garantia de orçamento para bolsas, assistência estudantil, e atendimento especializado estudantil também nos campi;
  • Reivindicações dos professores substitutos pelo pagamento do piso básico do Magistério;
  • Reconhecimento pelos departamentos dos professores substitutos;
  • E suspensão do calendário escolar. 

A próxima reunião do sindicato acontecerá na segunda (20), às 13h30, no auditório do EFI e será uma Assembleia Permanente de Greve, que ocorre quando mais de um encontro é necessário para concluir assuntos que tiveram início anteriormente. 

A AGE também aprovou a indicação de novos membros para o Comando Local de Greve (CLG), que vão apresentar suas inscrições ao decorrer da semana.

Acesse a lista de reivindicações e ata completa da AGE no site da Apufsc.

Primeira Assembleia

A primeira Assembleia Geral Extraordinária após o indicativo de greve aconteceu na sexta-feira (10) e constituiu o CLG, responsável pelas ações relacionadas à paralisação. Entre os docentes ativos, aposentados e representantes dos campi, 70 pessoas se inscreveram para compor o grupo. 

Os comitês específicos para tratar das ações da greve foram formados na segunda-feira (13) pelo Comando. Confira as comissão formadas:

Fonte: Apufsc
Assembleia do Comando Local de Greve da categoria docente da UFSC. Foto: Stefani Ceolla/Apufsc

Publicar comentário