Fenaostra retorna com sucesso de público em Florianópolis

De volta após quatro anos, evento teve shows nacionais e atrações locais

LUIZ MORAES

Cerca de 60 mil pessoas estiveram no Centro de Convenções, na região central de Florianópolis, entre terça-feira (31) e domingo (5) para prestigiar a 21ª Feira Nacional da Ostra (Fenaostra). A expectativa inicial era de 45 mil, segundo a organização do evento. Criada em 1999 para promover o consumo do molusco na cidade, a confraternização estava paralisada desde a edição de 2019, devido à pandemia de Covid-19 e à falta de iniciativa. 

A entrada era gratuita na abertura (terça-feira), mas a partir da quarta-feira os ingressos custavam entre R$10 e R$30. Havia área kids e feira de artesanato, além de diferentes pratos à base de frutos do mar. O cantor de pagode Péricles, a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba e a banda local Dazaranha foram as atrações principais do evento. “Foi muito bom, a comida estava ótima. As atrações que assisti foram legais tanto para adultos quanto para crianças”, relata a artesã Luciana Melo.

A Fenaostra de 2023 foi uma parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com o Ministério do Turismo, o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Compasso Eventos. “Esperávamos muitos visitantes pelo histórico cultural da feira na nossa cidade”, afirma o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Ed Pereira. A realização do evento foi confirmada para os próximos cinco anos, com expectativa de 14 dias de programação para 2024.

O Brasil é eleito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como o 17º maior produtor de ostra no mundo. 90% dessa produção é feita em Santa Catarina, e Florianópolis é considerada a capital nacional das ostras.

Gastronomia típica da região atrai milhares de visitantes à Fenaostra. Foto: Leonardo Sousa/PMF

Publicar comentário