Mais de 70 pessoas foram atendidas na Policlínica da Mulher e da Criança em campanha de combate ao câncer de mama 

Mutirão de inserção pré agendada de DIU reduziu a fila de espera de Florianópolis 

MALENA LIMA  

No dia D em combate ao câncer de mama, foram realizados 73 atendimentos, entre exames preventivos, orientações sobre amamentação e inserção de DIU no sábado (21). A Policlínica da Mulher e da Criança também recebeu maquiadoras da Mary Kay e brinquedos infláveis para as crianças. “A gente sempre oferece alguma terapia alternativa, como acupuntura e outros, para o paciente se sentir valorizado e não só fazer o exame e ir embora”, afirma Caroline Neth, enfermeira que faz parte da gestão da unidade. 

Esse foi o segundo fim de semana do mês em que a unidade abriu para participar da campanha em combate ao câncer de mama. Para Ana Mattos, professora e tradutora, as informações sobre a prevenção são escassas. “A mamografia, por exemplo. Com que idade deve começar a fazer? Onde faz? Precisam falar mais disso”, explicou Ana. Ela participou do Dia D, mas não realizou exames. No dia anterior se vacinou na unidade e no sábado apenas acompanhou a filha de seis anos nas brincadeiras da área externa. 

A Subsecretaria de Saúde Pública aponta por meio de dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) 340 casos de câncer de mama por 100 mil habitantes em Florianópolis. A maior parte das mortes acontece na faixa etária dos 50 a 59 anos e, em 2022, 76 pessoas morreram devido à doença. 

“Todo esse processo de investigação e diagnóstico acontece na rede de saúde municipal de Florianópolis. Se diagnosticado o câncer de mama, o seguimento do cuidado será realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, via sistema de regulação estadual, e a paciente iniciará o tratamento para câncer de mama nos hospitais de referência”, consta a nota da Subsecretaria enviada ao Factual. 

No próximo sábado, haverá o encerramento da campanha de outubro com a caminhada que se iniciará na ponte Hercílio Luz em direção ao Parque de Coqueiros. 

Fachada da Policlínica da Mulher e da Criança. Foto: Malena Lima 

Publicar comentário