Portarias da UFSC devem ser normalizadas amanhã

Contrato com nova empresa foi assinado na quarta-feira (4) após rescisão da D&L

MALENA LIMA

Um contrato emergencial com a empresa Triângulo foi assinado na quarta-feira (4) e deve normalizar as portarias nesta sexta-feira (6), após quatro dias de ausência do serviço. Os centros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão sem porteiros desde a segunda-feira (02). A ausência do serviço de portaria é resultado do fim do contrato com a empresa vigente, a D&L.

O secretário de segurança institucional da UFSC, Leandro de Oliveira, explicou que a empresa D&L não teve interesse na renovação do contrato, que terminou na segunda-feira. As direções de centro foram avisadas na sexta-feira (29) através de um ofício da Secretaria de Segurança Institucional (SSI).

O ofício esclarece que “apesar dos esforços do Departamento de Segurança (DESEG/SSI) e do Departamento de Projetos, Contratos e Convênios (DPC/PROAD), o processo não teve seu resultado definido em tempo hábil”, o que inviabilizou uma transição mais ágil entre empresas terceirizadas.

O diretor do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Fábio Lopes da Silva, disse que a reitoria enviou uma mensagem via Whatsapp para os diretores de centro na terça-feira. A mensagem informava que os vigilantes dariam cobertura aos centros de ensino para assegurar o funcionamento normal das atividades. A direção do CCE fechou as portas do Bloco A na segunda-feira e as manteve fechadas até quinta-feira.

A entrada do prédio está sendo realizada pelo Bloco B, onde está “um TAE [técnico- administrativo em educação] que tiramos de seu posto original para atender a função de porteiro”, como explica Fábio. A rota de ronda dos vigilantes não foi alterada.

Uma nota foi publicada pela reitoria na terça-feira (03) e indica que o quadro atual de funcionários deve ser mantido e que novos servidores serão contratados. Entre os critérios de escolha da nova empresa está o “melhor uso dos recursos públicos, sem perder de vista o atendimento da comunidade acadêmica.”

Prédio da reitora da UFSC no campus Trindade, em Florianópolis. Foto: Reprodução/Agecom UFSC