Vacinação bivalente contra Covid-19 é ampliada em Florianópolis devido ao surgimento de nova variante
Testes positivos aumentam em mais de 25% no município
ÉRICA ZUCCHI
A Prefeitura de Florianópolis ampliou na terça-feira (26) o reforço da vacina bivalente contra Covid-19 para pessoas com 12 anos ou mais, devido ao surgimento de uma nova variante do vírus e da cobertura vacinal abaixo do índice recomendado de 90%.
Os testes positivos para coronavírus aumentaram em mais de 25% com a nova subvariante E.G.5. A Secretaria Municipal de Saúde declarou, em nota ao Fatual, que com as coberturas vacinais abaixo da meta, há maior tendência do aparecimento de novas cepas e risco elevado de surtos, hospitalizações e mortes.
O reforço bivalente oferece imunização para a cepa original e variantes. A presidente da Comissão de Monitoramento Epidemiológico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandra Boing, afirma que a pandemia não acabou e que é necessário continuar com os cuidados. “O reforço ajuda a recompor a memória imunológica que o organismo perde com o passar do tempo.”
Pessoas acima de 12 anos que tenham tomado ao menos duas doses do imunizante no esquema primário são orientadas a aplicar o reforço bivalente. A vacinação pode ser feita nos Centros de Saúde do município, no Imuniza Floripa, que fica na Policlínica da Mulher e da Criança, ou na Van da Vacinação. Para mais informações acesse https://www.pmf.sc.gov.br/.
Publicar comentário