Eleições para o 59° Congresso da UNE ocorrem em todos os campi da UFSC

Chapa eleita representará universidade na escolha da nova diretoria da entidade estudantil em Brasília

VINÍCIUS GRATON

O processo eleitoral do 59° Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), que escolhe os 33 delegados que representam a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorreu em todos os campi da Universidade durante terça (13) e quarta-feira (14).

O Conune é o maior fórum de debate e deliberação de pautas da União Nacional dos Estudantes (UNE) e reúne Diretórios Acadêmicos (DAs), Centro Acadêmicos (CAs), Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), Uniões Estaduais dos Estudantes (UEEs), entre outras organizações.

Durante o evento, delegados de diversas universidades brasileiras votam as teses de Conjuntura, Educação e Movimento Estudantil, que reúnem as principais ideias e propostas que vão disputar a agenda da UNE pelo próximo período, e elegem a nova diretoria da UNE, com mandato de dois anos. Em 2023, o fórum acontecerá de 12 a 16 de julho em Brasília, no Distrito Federal.

De acordo com o censo de 2021 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), a UFSC tem direito a eleger 33 delegados, que podem ser de diferentes chapas. Neste ano, sete chapas foram homologadas para o processo eleitoral na universidade. São elas:

• Chapa 1 – Reconstruir a UNE por uma Universidade Popular!
  • Chapa 2 – UNE na Luta: por uma UFSC popular!
  • Chapa 3 – Juventude ocupa o mundo
  • Chapa 4 – Alicerce e Independentes: A Juventude quer viver e ter futuro
  • Chapa 5 – A UFSC que a gente quer!
  • Chapa 6 – Juventude Sem Medo – Sonhar Exige Luta!
  • Chapa 7 – Ocupar as ruas, Conquistar o que é nosso!

Segundo a UNE, qualquer estudante pode participar do Congresso, desde que esteja matriculado em uma instituição superior de ensino. As inscrições podem ser feitas nas modalidades delegado e observador. Os observadores credenciados podem participar da elaboração de teses, opinar e participar de todas as atividades, mas não possuem direito a voto.

Cartaz de divulgação do Conune. Foto: Reprodução/UNE

Votação na UFSC

A votação foi realizada por meio de urnas com voto impresso. Cada estudante pôde votar somente nas urnas disponíveis em seu respectivo centro universitário.

A apuração dos votos ocorreu na madrugada de 14 para 15 de junho na sede do DCE, no campus Trindade, e foi divulgada pela manhã. De acordo com a apuração, 1.903 estudantes votaram nas eleições.

Segundo divulgado pelo DCE, segue o resultado da votação e a divisão de delegados:

• Chapa 1: 444 votos, 8 delegados (23,45%)
  • Chapa 2: 345 votos, 6 delegados (18,23%)
  • Chapa 3: 173 votos, 3 delegados (9,14%)
  • Chapa 4: 113 votos, 2 delegados (5,97%)
  • Chapa 5: 364 votos, 6 delegados (19,23%)
  • Chapa 6: 196 votos, 3 delegados (10,35%)
  • Chapa 7: 258 votos, 5 delegados (13,63%)

Esta edição do Conune marca o retorno presencial do evento, que ocorreu remotamente durante a pandemia. Segundo a coordenadora-geral do DCE Luís Travassos da UFSC, Pâmela Martins, a volta do Congresso é essencial para o fortalecimento das organizações estudantis afetadas no período.

“Temos sentido vários efeitos da pandemia e de não ter tido esses espaços de articulação no movimento estudantil de forma presencial por um bom tempo.  Isso gera uma série de desafios, entre eles o fato de que a geração de estudantes que estão hoje na universidade conhecem pouco sobre o Congresso. É essencial que as pessoas entendam a função da UNE”, afirma Pâmela.

A dirigente estudantil ressalta que a participação no Conune é essencial e que o DCE espera que a universidade apresente e discuta pautas importantes para a educação universitária.  “Nossa expectativa é que a UFSC consiga levar uma grande delegação a Brasília, e representar e intercalar bem os debates que ocorrem dentro da universidade sobre o ensino superior a nível nacional com as necessidades que temos na UFSC”.

Após o fim do processo eleitoral, o DCE comunicou que está em contato com a Reitoria para garantir a ida da delegação da UFSC ao Conune, em Brasília, e que a Comissão Eleitoral manterá contato com as chapas para o recebimento das indicações de quem as representará no Congresso.