Nos pênaltis, time de futebol da UFSC é campeão dos Jogos Universitários Brasileiros

Na modalidade de futebol de campo, equipe catarinense conquistou pela primeira vez competição disputada em Curitiba entre 21 e 28 de maio

JOÃO PEDRO MARTINS

Após campanha com duas vitórias e três empates em cinco partidas disputadas, o time de futebol de campo da Universidade Federal de Santa Catarina (FUTUFSC) se consagrou campeão pela primeira vez dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

É o primeiro título nacional de uma equipe catarinense nos JUBs de futebol masculino e a segunda vez que uma universidade federal conquista o Campeonato Brasileiro Universitário.

O título veio ao vencer o time da UniAteneu (CE) nos pênaltis por 5 a 4. No tempo normal, o jogo terminou empatado por 1 a 1. O único gol do FUTUFSC foi marcado por Vandrigo. A final foi disputada no sábado (27), às 11h. Todas as partidas da UFSC na competição foram realizadas em Curitiba, no campo de futebol do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Juliano Fernandes, 40, professor do Departamento de Educação Física da UFSC e coordenador do projeto de extensão FUTUFSC desde 2015, que é vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e do Futsal (NUPEDEFF), viajou para Curitiba e integrou a comissão técnica da equipe.

“É uma sensação de felicidade, por saber que podemos fazer esporte de qualidade na universidade pública”, conta Juliano.

“Defender o quinto pênalti no momento em que estávamos atrás no placar foi mágico. A ficha ainda não caiu, vivemos um sonho”, disse Luiz Felipe Schwartz Dal Piva, 26, estudante de Direito da UFSC e goleiro da equipe.

Os Jogos Universitários Brasileiros, que aconteceram entre os dias 21 e 28 de maio, são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pelo Ministério do Esporte.  Neste ano, teve apoio da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU).

Equipe do FUTUFSC na comemoração do título dos JUBs. Foto: Divulgação/UFSC

Caminho até a final

O FUTUFSC, na primeira fase, estreou com vitória sobre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) por 2 a 0. No segundo jogo, a equipe catarinense empatou com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC-SP) por 1 a 1 e se classificou em primeiro lugar no grupo.

Na primeira partida do mata-mata, nas quartas de final, o time da UFSC fez história ao vencer a Universidade Federal de Sergipe (UFS) por 1 a 0. Com o triunfo, a equipe catarinense conseguiu se classificar pela primeira vez para a semifinal dos Jogos Universitários Brasileiros.

Na semifinal, o FUTUFSC enfrentou a Universo (GO). O jogo, no tempo normal, terminou empatado por 0 a 0. Nos pênaltis, o time catarinense venceu por 5 a 3 e conquistou a vaga para a grande final do torneio, que também foi decidida nas penalidades máximas.

O time da UniAteneu (CE) foi o vice-campeão do Campeonato Brasileiro Universitário. Na terceira posição, ficou a equipe da Universo (GO).