Exposição de alunos de Museologia da UFSC representa cultura brasileira a partir de memes

RAFAELA AZEVEDO

Cachorro cor de caramelo, bar, brigadeiro e muitos memes. Esses foram alguns dos elementos que serviram de inspiração para que alunos de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) montassem a exposição “Brasil: só quem vive(u) sabe”, disponível no Museu de Arqueologia e Etnologia (Marque/UFSC), localizado no Campus Trindade, em Florianópolis.

Utilizando o humor como forma de crítica social, a mostra foi inspirada em um meme viral do Twitter que procurava definir o que representa o Brasil além dos estereótipos do futebol e do samba. Os estudantes procuraram observar elementos presentes no cotidiano dos brasileiros e desenvolveram três núcleos para a exposição.

O primeiro núcleo representado é o “Introdução”, que apresenta quadros de três artistas diferentes e memes, apresentados de uma forma engraçada e crítica. O segundo, de nome “Privado”, diz respeito ao ambiente domiciliar, com elementos típicos do lar brasileiro, além de fazer críticas ao estereótipo da mulher dona de casa. O terceiro e último, chamado “Público”, mostra a rotina urbana, e utiliza os exemplos das tradicionais feirinhas de bairro e do bar, como um popular ponto de socialização.

Carlos José Klann, um dos estudantes que participou do projeto, afirma que o objetivo é trabalhar o cômico para retratar a pluralidade cultural, em vez de mostrar uma identidade hegemônica brasileira.“Procuramos discutir a realidade atual do Brasil através do meme e apresentar uma forma de humor não pejorativo, levantando a questão de uma identidade mais plural para a sociedade”, diz.

A graduanda em Arquivologia Georgia Mastroianni, que visitava a exibição, se surpreendeu com o resultado. “Achei bem educativo e representativo do que é o Brasil, da vivência do brasileiro e das dificuldades sofridas aqui no país”, afirmou.

A mostra é gratuita e acontece até 2 de junho. As visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 9h até 17h.

Visitante observa área interativa em exposição de arte no Marque/UFSC. Foto: Rafaela Azevedo