UFSC retoma grupo de apoio para estudantes que vieram de outras cidades

Projeto “Longe de Casa: e agora?” teve sua primeira edição em 2015

LUIZA VIANNA

O Grupo Longe de Casa: e agora? retomou as atividades paralisadas pela pandemia de Covid-19. Voltado ao acolhimento de estudantes que vieram de outras cidades para estudar na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus Florianópolis, os encontros são semanais e ocorrem de 3 a 24 de maio, nas quartas-feiras, das 14h às 15h, na sala de Psicologia Educacional da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) no prédio da Reitoria da UFSC.

Com um limite de 12 vagas, as atividades apresentaram uma procura significativa, com aproximadamente 60 interessados. Para continuar com o espaço acolhedor e seguro, a organização não ampliará o número de participantes. Os estudantes devem estar nos três primeiros semestres da graduação. Cadastrados na PRAE ou provenientes de escola pública têm prioridade.

Nas reuniões, estão incluídas dinâmicas para discutir os desafios encontrados no processo de mudança, como as diferenças culturais, a distância da família e a saudade dos amigos.

A iniciativa é do setor de Psicologia Educacional da  Coordenadoria de Assistência Estudantil (CoAEs). Gabriela Bordini, uma das psicólogas que coordenam o grupo, reforça a importância da construção de uma nova rede de apoio. “Quando se está num grupo de pessoas com características semelhantes, fica mais fácil identificar e compreender que questões que parecem muito individuais e específicas são, na verdade, compartilhadas”, afirma.

Longe de casa: e agora? teve início em 2015, e por conta da pandemia do coronavírus teve seus encontros paralisados. Mayhana Eduarda Kerber, estudante de administração da UFSC, é natural de Vilhena (RO) e participou da edição de 2019. Ela conta que o processo de adaptação foi muito difícil e que esse suporte fez toda a diferença.

“A oportunidade de conversar com estudantes que passavam pela mesma experiência me fez entender que eu não estava sozinha”, relata Mayhana.

Cartaz de divulgação do projeto. Foto: Reprodução/UFSC