Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC comemora 43 anos

Evento contou com tradicional apresentação Boi de Mamão e café aberto à comunidade

FERNANDA ZWIRTES

Responsável pela formação de crianças de zero a seis anos, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) completou 43 anos de atividade na última segunda-feira (8). Para celebrar o aniversário, o núcleo organizou um café comunitário e uma apresentação com a dança do Boi de Mamão, tradição há mais de 30 anos, performada pelos estudantes. A comemoração aconteceu pela manhã, das 9h30 às 10h, e à tarde, das 15h30 às 16h. O evento foi aberto à comunidade universitária.

Fundado em 1980, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, o NDI atua na educação básica infantil e atende cerca de 200 crianças. O núcleo procura também auxiliar na sociabilidade e no ensino da cultura local aos estudantes.

O musical do Boi de Mamão, performado no evento, é uma tradição na comunidade e busca valorizar a expressão da cultura de Florianópolis. “O Boi de Mamão não é só uma apresentação, também é uma brincadeira que valoriza nossa história e a forma que nós interagimos com essa cultura e a ressignificamos, com o envolvimento das crianças”, afirma Juliane La Banca, diretora do NDI que também participou da apresentação com os alunos.

Os estagiários e demais servidores do núcleo também fizeram parte da experiência. Tiago Gonçalves, estagiário do curso de História como licenciatura, afirma que trabalhar com o NDI é transformador para sua formação. “Tenho uma visão totalmente diferente depois que eu entrei, acho que o convívio diário faz a gente evoluir e colocar em prática tudo que aprendemos”, disse o estudante.

Desde sua criação até hoje, o NDI mantém como objetivos a inovação pedagógica, a formação de docentes e a interação com a comunidade universitária.

Comeoração dos 43 anos do NDI da UFSC. Foto: Reprodução/NDI/UFSC