Pesquisador alemão desenvolve projeto sobre desinformação com o PPGJOR/UFSC
Marcus Kreutler esteve em Florianópolis entre 22 e 31 de outubro para avançar parceria com a professora Rita Paulino
EDUARDA FERNANDES
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC) recebeu no dia 23 de outubro o pesquisador Marcus Kreutler, da TU Dortmund University, da Alemanha. O objetivo da visita é avançar o desenvolvimento de um jogo sobre desinformação, em parceria com a professora Rita Paulino, do Departamento de Jornalismo da UFSC. Eles buscam criar um instrumento de pesquisa e educação midiática com foco no desenvolvimento de pensamento crítico em jovens e estudantes.
Marcos é gerente do Instituto de Jornalismo da TU Dortmund desde março de 2024. Ele foi pesquisador do Instituto Erich Brost de Jornalismo Internacional, onde coordenou a participação alemã no projeto Mediadelcom, financiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia e realizado em 14 países. A pesquisa analisou riscos à comunicação pública e impactos na liberdade de imprensa.
“Estudamos como é a comunicação deliberativa em vários países e analisamos o que as sociedades precisam para ter um sistema informativo que funcione no debate público”, explica Kreutler sobre seu projeto anterior. Ele afirma que a colaboração com a UFSC é estratégica para aprofundar o estudo do fenômeno da desinformação em diferentes contextos culturais. “A desinformação não é um problema só do Brasil ou da Europa. É global. Por isso, desenvolver soluções educacionais é fundamental”.
O jogo busca integrar atividades de pesquisa no campo da educação midiática à alfabetização digital. Será analisado como jovens e estudantes reagem a desinformações em ambientes online. “Ele é construído para observar como as pessoas identificam informações duvidosas e qual é o processo de verificação que utilizam, com simulações de casos reais”, explica a professora Rita, responsável pelo Grupo de Pesquisa em Narrativas Interativas. “Queremos entender o que os jovens fazem quando se deparam com um conteúdo enganoso: ignoram, compartilham ou checam?”.









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