Espetáculo em São José exibe história da arte drag 

“Rainhas Diversas” teve participação de 9 drag queens da Grande Florianópolis

MATHEUS LOCKS

Alice Cavazzott, Amala, Kandy Cooper, Nit Nit Picky, Selma Light e Tiffany Wonderfull foram as artistas drags queens convidadas nas duas sessões da montagem teatral “Rainhas Diversas”. O show aconteceu domingo (7), às 16h e às 19h, no Teatro Adolpho Mello (TAM), em São José, e foi uma proposta executada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos da Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura. O espetáculo exibiu a história da arte drag e a luta das pessoas LGBTQIA+ ao longo do tempo. 

As apresentadoras Lola Extravaganza, Ursula Bloom e Safira Extravaganza guiaram o público desde os primórdios da arte drag, até suas reinvenções nos dias atuais e importância na luta contra a LGBTfobia. O ator e maquiador Lucas Pereira, que vive a drag Ursula Bloom, conta que a maioria das pessoas que vêm assistir a peça não são da comunidade LGBT e não sabem muito sobre. “Eles vêm abertos a aprender”, diz. Os ingressos eram gratuitos e o espetáculo de classificação livre.

A história começa nas possíveis raízes da arte drag na Grécia Antiga e no teatro, passa pela luta contra a homofobia durante a pandemia do vírus HIV/AIDS, no final do século XX, e aborda a transfobia dos dias atuais. Lola Extravaganza é uma drag criada pela artista Tuane Martins e idealizadora do “Rainhas Diversas”. Ela teve a ideia depois de assistir uma apresentação em São Paulo e pensar que poderia trazer algo parecido para a Grande Florianópolis. Ela convidou amigas para apresentar o espetáculo e iniciou a montagem teatral em 2024.

Rosana Nilma Martins frequenta as peças no TAM e estava passando na frente do teatro depois da primeira sessão. Ela ficou interessada ao ver as artistas com figurino e assistiu a última sessão. “Tinha humor, história, foi tudo de bom. Mulheres maduras, lindas, belíssimas e dando um show”, disse. “Eu esperava ver isso em São Paulo, sempre quis assistir um show de drags, mas um nível tão alto aqui em São José foi uma surpresa”, afirmou. 

Publicar comentário