Museu de Florianópolis comemora 3 anos

Programação especial tem entrada franca no fim de semana

ELLEN RAMOS

Museu de Florianópolis fica na Casa de Câmara e Cadeia, um dos 3 imóveis mais antigos de Florianópolis. Foto: Ellen Ramos

Exposições, apresentações, oficinas e exibição de curtas fazem parte da semana de celebração do Museu de Florianópolis, que ocorre de 20 a 28 de novembro. Localizado no centro da cidade, em frente à Praça XV, o museu recebeu mais de 60 visitantes no final de semana de aniversário.

A exposição fotográfica escolhida para o período de aniversário, também em homenagem ao feriado da Consciência Negra, foi “Territórios de Memória e Patrimônio: Quilombo Vidal Martins”, que traz retratos do primeiro quilombo reconhecido em Florianópolis, comunidade histórica que servia de refúgio para escravos fugitivos.

No sábado (23), foram realizadas apresentações teatrais que utilizavam a técnica lambe-lambe, pelo grupo Ixpia Teatro Coletivo Autônomo Lambeiro. Anna Mock, artista da equipe, apresentou “Teatro Serafim”, que fala sobre a vida e o envelhecimento. “Nós nos apresentamos desde o fim do ano passado, mas a técnica já existe há 35 anos. É mais intimista e pessoal”, afirma Anna.

No teatro Lambe-lambe, são feitas apresentações individuais. Fones são usados para imersão na experiência, e os atos acontecem através de “espiadinhas” de quem assiste em furos em cestas, caixas, ou casinhas. Foto: Ellen Ramos

Para destacar a cultura nativa de Florianópolis, foram feitas exibições de performances como “Seu Nico, o pescador de histórias”, pela Cia. Peregrina e “Boi criança”, do grupo Boi de Mamão.

Curtas infantis na temática “Especial Novembro Negro” finalizaram o fim de semana gratuito. A programação de aniversário será encerrada na quinta-feira (28) com uma oficina de cartografia afetiva e com o anúncio da próxima exposição temporária. O valor da entrada inteira será de R$10.

Eduarda Souza, de 19 anos, esteve no museu pela primeira vez no sábado. “A entrada livre chama a gente. Moro aqui e nunca tinha reparado no museu, mas quando aparecem chances acessíveis dá vontade de conhecer”, diz Eduarda.

Jean Carlos Silveira, de 48 anos, levou a filha e a esposa para passear na comemoração. “A gente viu no Instagram da prefeitura que era um evento aberto e resolvemos fazer um programa diferente”, afirma Jean.

Museu oferece curiosidades sobre Florianópolis, além de abordar costumes, linguagem e história da capital. Foto: Ellen Ramos

Publicar comentário