Projeto da UFSC lança livro infantil sobre astrofísica britânica

A História da Estrela é primeira obra da série Meninas Brilhantes

VALENTINA ORLANDI

O projeto de extensão Meninas na Ciência, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lança nesta quarta-feira (31) o livro A História de Estrela, no hall da reitoria do campus Trindade, em Florianópolis. O evento é uma parceria com o Fazendo Gênero 13 e ocorre das 9h às 18h. 

A obra de divulgação científica e literatura infanto-juvenil aborda o papel do gênero nas ciências, abrindo a série Meninas Brilhantes, e estará disponível no site da editora Inverso. O público-alvo são jovens entre 17 e 18 anos, na fase da escolha de carreira ou curso de graduação. 

O Meninas na Ciência estuda as trajetórias e carreiras de cientistas, para debater o papel das mulheres na ciência. A elaboração do livro teve como partida o estudo realizado sobre a astrofísica britânica Jocelyn Bell Burnell, que, em 1967, descobriu os primeiros pulsares no espaço.

A obra conta a história de Estrela, uma jovem fascinada por astronomia que, durante a trama, conhece a trajetória de Jocelyn e busca dar visibilidade ao trabalho da cientista. Na narrativa, a jovem busca compartilhar suas vivências na ciência e dar voz a outras meninas e mulheres.

A coordenadora do projeto, Gabriela Kaiana Ferreira, diz que uma das maiores dificuldades foi a falta de parceria e apoio. “Conseguir transformar a linguagem acadêmica em uma linguagem voltada ao público infanto-juvenil foi outra dificuldade”, ressalta. A História da Estrela será lançado após oito meses de produção. 

Segundo Roberta Rodrigues, estudante do Colégio de Aplicação da UFSC e uma das escritoras do livro, a temática da inclusão feminina no cenário científico é importante pois dá visibilidade a um grupo pouco representado.


“Espero que os leitores possam se inspirar nas histórias das cientistas e que, assim como Estrela, percebam que o céu não é o limite para os seus sonhos”, diz Roberta.


A sequência da série Meninas Brilhantes já está sendo planejada. As novas edições serão inspiradas na astrônoma estadunidense Vera Rubin e devem ser publicadas em 2025. “A criatividade que usamos na primeira publicação é contínua e vai nos acompanhar em todas as histórias”, conclui Gabriela.

Capa do livro A História de Estrela. Foto: Reprodução

Publicar comentário