Jornalismo investigativo e reportagens especiais são tema de debate no lançamento do Prêmio ACI Ocesc

4ª edição do concurso está com inscrições abertas até 31/10

CAMILA BORGES

Valorizar e reconhecer o trabalho dos jornalistas na imprensa catarinense é a proposta do Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo lançado na segunda-feira (1º) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. No evento, foram apresentadas as normas da 4ª edição do concurso e realizado um bate-papo sobre jornalismo investigativo e reportagens especiais.

A premiação é realizada pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).

Durante a cerimônia de lançamento, o jornalista Pedro Rockenbach, produtor no Fantástico, da TV Globo, que iniciou carreira em Santa Catarina, falou sobre a produção da reportagem especial que denuncia a prisão de inocentes a partir do reconhecimento fotográfico.  

De acordo com o levantamento encomendado pelo programa às Defensorias Públicas, entre 2012 e 2020, 90 inocentes foram presos a partir do reconhecimento fotográfico. Mais de 80% das vítimas desse tipo de equívoco são negras.

A partir da denúncia exibida no Fantástico em 2021, foi aprovado no Senado e encaminhado à Câmara dos Deputados um projeto de lei que proíbe a prisão de suspeitos por reconhecimento fotográfico. Por sua vez, o Conselho Nacional de Justiça convocou um grupo de estudo que estabeleceu diretrizes em todos os tribunais do país para evitar que prisões por reconhecimento facial ocorram.


“Nas reportagens especiais nós atacamos um problema do sistema. E quando atacamos o sistema, provocamos mudança. Nesse mundo cada vez mais ruidoso das redes sociais, esse tipo de matéria valoriza nossa profissão”, afirma Rockenbach.  


De acordo com a presidente da ACI, Déborah Almada, embora a inteligência artificial e as tecnologias possam auxiliar na produção de matérias jornalísticas, “o olhar do repórter é, e continuará sendo, fundamental para buscar a verdade, fortalecer a democracia e melhorar a sociedade”.

Na 3º edição do Prêmio ACI Ocesc, em 2023, foram realizadas mais de 400 inscrições. “A premiação é muito importante e tem recebido materiais de alta qualidade em todas as categorias. Aguardamos um número expressivo de inscrições também em 2024”, conta Déborah.

O concurso irá distribuir R$ 92 mil entre os vencedores das categorias de texto, vídeo, áudio, fotojornalismo, webjornalismo, jornalismo universitário e cooperativismo. Os trabalhos podem ser inscritos até 31 de outubro no site www.casadojornalista.org.

A iniciativa tem patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc). O regulamento da 4ª edição do prêmio pode ser acessado no site da ACI.

Coordenadora do Prêmio ACI Ocesc, Julia Pitthan, media bate-papo com Pedro Rockenbach durante  lançamento da 4ª edição do concurso. Foto: Camila Borges

Publicar comentário