Festival japonês “Festa nas Estrelas” comemora 8ª edição em Florianópolis
Evento com nome que faz referência ao mito de escrever desejos em papéis coloridos e os amarrar em ramos de bambus atrai visitantes
MARIA EDUARDA VIEIRA
Oficinas de origamis, cosplay, apresentações musicais, comidas típicas e venda de produtos da cultura japonesa. A oitava edição do Festival das Estrelas, Tanabata Matsuri em japonês, organizada pela Associação Nipo-Catarinense, aconteceu no Jardim Botânico de Florianópolis no último sábado (6) e domingo (7), em Florianópolis.
O nome Tanabata Matsuri é uma homenagem à lenda sobre o amor entre duas estrelas distantes. De acordo com o mito, elas só podem se encontrar uma vez ao ano, em 7 de julho, se realizarem todos os desejos dos humanos. No festival, os visitantes podem escrever os pedidos em tanzakus (tiras de papéis coloridos) e amarrá-los em bambus, conforme a história.
O evento contou com mais de 50 barracas, 15 gastronômicas e 25 de artesanato, além de quatro mercados asiáticos e 10 tendas de produtos variados. De acordo com a organizadora, Franciele Daltoé, o festival ajuda a combater o preconceito contra a cultura popular japonesa, como os animes (animação japonesa), mangás (histórias em quadrinhos originárias no Japão) e os cosplays (fantasias para representar um personagens fictícios).
Eduarda Peixer participa de concursos de cosplay há 10 anos e concorre no Tanabata Matsuri desde 2022. Ela explica que as pessoas costumavam discriminar a comunidade, mas que as impressões sobre a arte mudaram. “Hoje em dia, o público geral consegue observar sem julgamento”, afirma.
O presidente da Associação Nipo-Catarinense, Seiji Korosue, afirma que o evento reuniu cerca de 10 mil pessoas neste ano. “O objetivo da Associação e da promoção do Festival é celebrar a cultura japonesa e honrar nossos antepassados”, enfatiza.

Publicar comentário