Votação para suspensão do calendário acadêmico da UFSC é adiada para próxima sexta (7)

Suspensão representa pausa no semestre letivo. Em cenário de normalização, atividades serão retomadas do ponto em que foram interrompidas

CAMILA BORGES

A votação da suspensão do calendário acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi adiada para a próxima sexta-feira (7), após dois pedidos de vista realizados em sessão extraordinária do Conselho Universitário (CUn), nesta quarta-feira (29). A reunião ocorreu no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus Trindade, em Florianópolis. A suspensão do calendário representaria uma pausa no semestre letivo e, em um cenário de normalização, as atividades seriam retomadas do ponto em que foram interrompidas.

A sessão foi solicitada pelo conselheiro Edgar Bisset Alvarez, relator do processo que trata da apreciação do pedido de suspensão do calendário acadêmico de 2024. A suspensão também foi uma das pautas discutidas em reunião ordinária do CUn no dia anterior, terça-feira (28)

Devido ao avançar do horário e a possibilidade de não haver quórum suficiente para deliberação na reunião de terça, que estendeu-se das 14h às 19h, coincidindo com a solicitação de Edgar, optou-se por votar a pauta na sessão extraordinária do dia seguinte (29).

Na sessão de quarta-feira, a conselheira discente Édina Meira realizou um pedido de vista, alegando a falta de tempo hábil para discutir sobre a suspensão do calendário acadêmico e sobre os impactos aos universitários. “Se há divergência entre as bases, é importante debatermos de novo e fazer a votação com maior consciência”, disse.

Em seguida, outro pedido de vista, lido pela conselheira docente Carolina Medeiros Bahia e assinado por dez diretores de centro, também solicitou que a suspensão fosse discutida em uma nova reunião do CUn.  “Estamos pedindo a retirada da pauta desta reunião para que consultemos nossas bases a respeito dessa decisão”, afirmou.

Os dez diretores de centro que assinaram o pedido representam o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), o Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), o Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), o Centro de Ciências da Educação (CED), o Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e o Centro Tecnológico (CTC). Também assinaram o documento, os representantes docentes dos campi de Joinville, Blumenau e Curitibanos.

Após os pedidos de vista, a sessão seguiu com outras pautas e, ao final, foi debatido quando seria realizada a próxima reunião do CUn, responsável por votar a suspensão do calendário. O conselheiro e diretor do CFH, Alex Degan, pediu um prazo de 15 dias para discutir com suas bases a respeito da pauta.

Em contrapartida, a conselheira Carmen Maria Müller, representante do CCA, defendeu a urgência do debate. “A votação sobre a suspensão do calendário tem que ser na semana que vem, porque estamos em uma situação que não dá mais pra segurar”.

Carmen ainda criticou o comportamento dos colegas na sessão de terça-feira. “Foi feio o que aconteceu ontem, os conselheiros se escondendo em uma reunião online. Precisamos fazer esse debate com os alunos, precisamos debater rápido e com qualidade porque a universidade não pode esperar”, completou.

Na terça-feira, o Comando Local de Greve dos professores apresentou uma carta favorável à suspensão do calendário, por reconhecer que com as três categorias em greve – docentes, discentes e técnicos-administrativos em educação (TAEs) – não é possível que a Universidade continue funcionando normalmente. Leia um trecho da carta:

“Senhores conselheiros e Senhoras conselheiras, a greve é uma realidade em nossa instituição desde o dia 11 de Março e votarmos a favor da suspensão do calendário acadêmico significa reconhecer que a universidade não pode existir sem os TAEs, não pode existir sem os estudantes e não pode existir sem os docentes. As três categorias estão em greve.”

A sessão extraordinária que irá deliberar sobre a suspensão do calendário acadêmico ficou agendada para a próxima sexta-feira (7), às 14h, no Auditório Garapuvu. A reunião será aberta a toda comunidade acadêmica.

Conselho Universitário debate suspensão do calendário acadêmico na UFSC. Foto: Camila Borges