IFSC suspende Calendário Acadêmico

Conselho Superior do Instituto aprovou suspensão a partir desta segunda-feira (20)

MARIA CLARA LIMA

O Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aprovou a suspensão do Calendário Acadêmico Unificado (CAU) a partir desta segunda-feira (20). A decisão foi tomada em 13 de maio, durante uma reunião extraordinária realizada no auditório da reitoria, em Florianópolis. A medida foi motivada pela greve dos servidores, iniciada em 8 de abril, que inclui tanto professores quanto técnicos administrativos da instituição.

Conforme o termo de acordo assinado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sindical IFSC (Sinasefe-SC) e pela reitoria, com exceção das atividades essenciais – como pagamentos de auxílios, bolsas e salários -, todas as atividades acadêmicas estão suspensas nos 13 campi do instituto no estado.

Além dos 39 cursos de graduação, o IFSC conta com 25 cursos técnicos integrados, que juntam o ensino médio regular com um curso técnico. As aulas dessa modalidade também estão canceladas enquanto perdurar a greve. Caberá aos professores retomar os conteúdos não finalizados quando o novo calendário acadêmico for definido.

O estudante de eletrotécnica Felipe Jorge relata que a suspensão do calendário letivo e a falta de perspectivas para a resolução das reivindicações dos grevistas causa atrasos para os alunos do último ano do ensino técnico integrado. “Estou no último semestre e preciso concluir os estudos para prestar vestibular, mas não sei se vou conseguir me formar a tempo dos prazos da faculdade”, lamenta.

No site da instituição, existe uma página exclusiva para publicação de notícias e notas oficiais sobre o andamento da greve. Apesar do intuito de manter o corpo estudantil a par da situação, a página não recebe atualizações desde o dia 13 de maio, quando a suspensão do calendário foi aprovada. O perfil oficial do IFSC no Instagram (@ifsc) traz informações atualizadas sobre a greve.

Servidores do IFSC protestam a favor da greve. Foto: José Cruz/Agência Brasil