Brasileira é única mulher estrangeira finalista de programa de coaches da NFL

“Ser escolhida é uma grande responsabilidade”, diz Ester Alencar sobre representar mulheres e Brasil na liga norte-americana

PEDRO FATTAH

A brasileira Ester Alencar, 26, foi uma dos 25 selecionados para participar do Programa Nacional de Coaches do Tampa Bay Buccaneers, clube da National Football League (NFL), a liga estadunidense de futebol americano. Os finalistas foram revelados terça-feira (19).

O projeto visa dar oportunidades para novos treinadores trabalharem na maior liga de futebol americano do mundo. Das cinco mulheres escolhidas, ela é a única estrangeira.

Ester e os outros 24 selecionados irão participar de um mini-camp, entre 6 e 12 maio, com os atletas calouros do time em Tampa, na Flórida. Eles também terão experiências dentro de campo, além de questões específicas do esporte com os técnicos dos “Bucs”.

Ester entre os finalistas do Programa Nacional de Coaches dos Buccaneers. Foto: Reprodução/Twitter

A técnica diz que é um privilégio representar o Brasil e as mulheres apaixonadas pelo futebol americano que não conhecem as possibilidades do mercado esportivo. “Ser escolhida é uma grande responsabilidade nesse sentido”, afirma.

Ester é treinadora de quarterbacks do Rio Preto Weilers, de São José do Rio Preto no interior de São Paulo, e também da Seleção Brasileira de Futebol Americano. Ela conta que se aproximou do esporte por influência de seu irmão mais velho, Gabriel, aos 10 anos, e, desde então, acompanha a NFL.

A trajetória profissional da paranaense começou em 2014, aos 17 anos, como jogadora no Guardian Angels. Um ano depois, assumiu o cargo de treinadora do Curitiba Brown Spiders.

A jovem diz que deseja chegar nos Estados Unidos e deixar sua marca com um bom trabalho. “Não vivo minha carreira traçando grandes planos para o futuro, mas buscando viver os desafios que tenho no presente da melhor forma possível, entregando meu melhor”.

Ester no treino do Rio Preto Weilers. Foto: Assessoria Rio Preto Weilers