UFSC inaugura primeiro alojamento estudantil indígena de SC

Estrutura tem capacidade para acomodar até 60 pessoas

MARIA EDUARDA VIEIRA

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inaugurou, na segunda-feira (18), o primeiro alojamento estudantil indígena de Santa Catarina. O evento começou às 10h, ao lado do Restaurante Universitário do campus Trindade, em frente a acomodação. O alojamento visa dar apoio à permanência de estudantes indígenas na Universidade.

O espaço possui 12 dormitórios compartilhados – quatro deles para estudantes com filhos e oito para grupos – além de ter cozinha, brinquedoteca, sala de descanso e de estudo. A capacidade da acomodação é de 60 pessoas.

O evento de abertura contou com a presença de estudantes e líderes de comunidades indígenas de diferentes povos. A representante do povo Parintintin, Laura Parintintin, ressaltou a importância da instalação para a segurança dos  estudantes. “Quando nós falamos que não queremos ficar no meio dos não indígenas é porque temos medo. Eles são violentos conosco”.

De acordo com estudantes indígenas da UFSC, a Ocupação Estudantil Indígena Maloca, alojamento provisório que existe desde 2016, não era capaz de acomodar todos os alunos.

“Não devemos esquecer os que continuam no alojamento Maloca. Devemos lutar por uma moradia estudantil indígena”, ressaltou a representante do povo Kaingang, Vanessa Fe Há.

Durante a cerimônia, o reitor, Irineu Manoel de Souza, assegurou a preocupação da instituição com a construção da moradia indígena na UFSC. “A cada ano, nós estamos preocupados em incluir cada vez mais pessoas na Universidade”.

Fachada do Alojamento Estudantil Indígena ao lado do Restaurante Universitário, no campus Trindade da UFSC. Foto: Maria Eduarda Vieira