Campanha Papai Noel dos Correios pretende atender até 600 crianças em Florianópolis

Projeto criado por funcionários completa 34 anos em 2023

LUIZA FEPPE

A campanha Papai Noel dos Correios, criada há mais de 30 anos pelos funcionários da empresa, começou na terça-feira (14). O projeto tem o objetivo de transformar o natal de milhares de crianças em situação de vulnerabilidade, através da adoção de cartas, que podem ser escolhidas de forma online no Blog Noel ou presencialmente nas agências participantes. A ação natalina segue até 14 de dezembro. A expectativa é que mais de 96 mil crianças sejam beneficiadas, em todo o Brasil.

Segundo a coordenadora regional da campanha, Marlise Pickler, as cartas selecionadas para adoção no projeto são feitas por meio de um acordo entre as secretarias municipais de educação e as assistências sociais, de todo o Brasil. A ação contempla crianças de até dez anos da rede pública, que cursam entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental, e instituições parceiras. Para a ação, os Correios entram em contato com as escolas e as instituições escolhidas, que se planejam com os professores ou responsáveis, para a produção dos pedidos de natal.

Os presentes são entregues nas escolas cadastradas no sistema da empresa. Entre os municípios, a área da Grande Florianópolis é a que mais arrecada brinquedos, sendo também a área que mais recebe os pedidos das crianças no município. Este ano, 600 correspondências estão sendo distribuídas em 12 unidades dos Correios, em Florianópolis.

Em 2022, os Correios disponibilizaram 252 mil cartas, das quais cerca de 187 mil foram adotadas. Marlise comenta que a realização do projeto só é possível com a ajuda da população.

“Pedimos que as pessoas que adotam as cartas se responsabilizem e façam o retorno com o brinquedo. Às vezes, esse é o único presente que aquela criança vai ganhar”, explica.

Sandra Regis, comerciante no Estreito, colabora com o projeto adotando cartas desde 2005, em Biguaçu (SC). Segundo a voluntária, ela conheceu a mobilização através da empresa em que trabalhava na época e, desde então, continua participando. “Hoje em dia, vou com os Correios entregar os presentes, acredito que acompanhar a empresa torna essa troca mais humana para as crianças”, afirma a comerciante.

Para adotar uma carta, o voluntário precisa se dirigir a uma agência dos Correios participante da campanha, onde pode escolher por qual correspondência deseja se responsabilizar. Por meio do Blog Noel também é possível fazer essa adoção, ao acessar o site, clicar em “Adoção On-line”, e selecionar o estado e a cidade na qual deseja participar. Para concluir a adoção é necessário informar os dados (nome, e-mail, telefone). Cada voluntário pode escolher até 50 pedidos de natal.

Em nota, os Correios divulgam que, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a campanha passa a receber uma atenção especial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), este ano. O objetivo é ampliar a ação e mobilizar outras categorias, como o poder público e a iniciativa privada a contribuírem para a adoção das cartas.

Sede dos Correios começa a receber os presentes “adotados”. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil