UFSC deve estender locação da Livros & Livros
Para permanecer na universidade, livraria precisa comprovar prejuízos financeiros decorrentes da pandemia de Covid-19
ÉRICA ZUCCHI
A reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se manifestou favorável à continuação das atividades da livraria Livros & Livros no campus Trindade, em Florianópolis. De acordo com a nota publicada na terça-feira (7), a UFSC permitiu a prorrogação do contrato entre a universidade e a Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC). A fundação é locatária do espaço em que a livraria se encontra, no Centro de Cultura e Eventos.
Com a decisão, a FEESC pode atender ao pedido da Livros & Livros, feito no final de 2022, de continuar no espaço por mais dois anos. A fundação e a universidade ainda negociam o tempo e o valor do novo contrato. A livraria solicitou a extensão do prazo devido aos prejuízos financeiros decorrentes da pandemia de Covid-19, período em que a UFSC não teve atividades presenciais. Para isso, é necessário que a empresa comprove os prejuízos, de acordo com orientações da Procuradoria Federal. O presidente da FEESC, Luiz Felipe Pereira, negou entrevista ao Fatual e alegou que “não há o que agregar às informações que a UFSC apresentou em nota.”
Quando o prédio do Centro de Cultura e Eventos foi construído, algumas instituições privadas investiram no espaço, dentre elas, a FEESC. Para compensar o investimento, a UFSC concedeu à fundação o direito de uso da sala comercial para locação de livraria por 20 anos – de dezembro de 2003 a dezembro de 2023. Acabado o prazo, as licitações e locações passam a pertencer à universidade. O novo contrato de aluguel, sob responsabilidade da UFSC, leva em conta o preço médio das salas comerciais no entorno da universidade.
Sócio da Livros & Livros, Lauro Voltolini de Almeida afirma que, baseado no novo valor estipulado, a livraria não possui condições de continuar no espaço, por não conseguir pagar o aluguel. “A prorrogação do contrato com a FEESC, que atualmente cobra um aluguel menor, é essencial para que a Livros & Livros permaneça na UFSC.”
Antes de receber a resposta da universidade os sócios, com receio de sair do local às pressas, fizeram uma promoção de 30% em todos os livros.

A comunidade acadêmica se manifestou favorável a permanência da livraria. A professora do curso de cinema Andréa Scansani iniciou na segunda-feira (6) um abaixo-assinado online contra a possibilidade de saída da Livros & Livros da UFSC. O documento recebeu mais de 3 mil assinaturas. De acordo com o professor Marcio Markendorf, do curso de cinema, os docentes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) também avaliaram a possibilidade de elaborar um documento que seria enviado para a reitoria.
A Livros & Livros tem mais de 30 anos de história na UFSC. Suas atividades iniciaram na década de 1990, no CFH. “Nossa livraria não é só um estabelecimento que vende livros, nós temos uma presença muito marcante e emocional, somos um local de memória”, diz o sócio Lauro.
O espaço possui mais de 40 mil livros em seu acervo. Os títulos são selecionados por meio do acompanhamento de novidades das principais editoras. Além disso, existem muitos títulos de editoras menores e independentes disponíveis. Sugestões de clientes e contatos de novas editoras também são levados em consideração na curadoria, que conta ainda com obras de escritores independentes.

Publicar comentário